autussustentável – Com algumas atitudes simples, é possível economizar uma boa quantia de água por mês

É possível adotar algumas medidas práticas no dia a dia para reduzir o consumo de água na residência. Além de contribuir com a redução total do consumo da sua cidade, ainda gera uma economia na conta no fim do mês. Confira 15 dicas de como economizar água no dia a dia com pequenas grandes ações:

Colete a água da chuva: Construa uma cisterna em casa ou use algum recipiente para coletar a água da chuva. É importante que tudo esteja bem tampado, para evitar a proliferação de mosquitos que propagam doenças, como a dengue. Nada de tampas soltas, lona, madeiras ou telhas. A água da chuva pode ser utilizada para descarga, limpeza do quintal, do carro e do chão de casa, por exemplo. Porém, não é apropriada para consumo humano ou de animais, pois a água da chuva traz resíduos da atmosfera – fervê-la simplesmente não adianta. Se ela passa pelo telhado e pela calha antes de cair no recipiente em que será armazenada, é ainda pior. Atenção: o período máximo de armazenamento da água da chuva é de quatro dias.

No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxague a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

Na torneira: Fique atento se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada. No período de um ano, ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados pelo mau fechamento das torneiras.

Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxague tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

Lavar carro: Quando for lavar o carro, não utilize mangueira. Troque o utensílio pelo balde. Outra forma de economia é a ecolavagem: é possível deixar o veículo limpo e protegido com menos de um litro de água. Para viabilizar, você precisa de um shampoo especial para lavagem, dois panos de microfibra e um borrifador com 400 ml de água.

Lavagem de frutas e legumes: Na hora de lavar frutas, legumes ou verduras, use uma panela ou tigela com água, em vez de usar água corrente. Depois, use essa mesma água para outras tarefas, como limpar o chão ou para regar as plantas.

Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA :Se precisar utilize a água que sai do enxague da máquina de lavar.

Lavagem de frutas e legumes: Na hora de lavar frutas, legumes ou verduras, use uma panela ou tigela com água, em vez de usar água corrente. Depois, use essa mesma água para outras tarefas, como limpar o chão ou para regar as plantas.

Reaproveite a água da máquina de lavar: A água que a máquina de lavar roupa usa para o enxague pode ser utilizada para limpar o chão da cozinha ou do quintal. Basta retirar a mangueira de vazão do cano e desviar o fluxo para um balde. Dependendo do número de enxagues, dá para economizar até três baldes cheios por lavagem e reutilizar a água em outras tarefas diárias.

Ar-condicionado: O seu ar-condicionando fica pingando água? Coloque um balde embaixo da goteira e utilize a água captada para outras atividades domésticas.

Ao Lavar Roupas: Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total. São gastos, por lavagem, 135 litros de água

Artigo anteriorSementes de cânhamo serão as novas queridinhas das dietas
Próximo artigoEmpresa que exige padrão estético de funcionários deve ressarcir custos