Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A deputada estadual Nejmi Aziz (PSD), presidente da Comissão de Assistência Social e Trabalho (Cast), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou na tarde dessa quinta-feira (8), uma reunião on-line com representantes de segmentos de defesa dos direitos humanos, em especial os ligados às crianças e aos adolescentes vítimas de violência e exploração sexual. O objetivo desse encontro foi ouvir uma parte do segmento sobre o projeto de implantação do Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente, vítimas de violência, no Estado do Amazonas.

Os representantes deste segmento que participaram da reunião apresentaram as ações e desafios para fiscalização, prevenção e denúncias de ocorrências deste tipo de violência, bem como atendimento às crianças e às famílias.

A reunião possibilitou o desenvolvimento de propostas para atuação da Comissão de Assistência Social e Trabalho (CAST) com foco em ações preventivas e assistenciais frente à violência contra a criança e ao adolescente, estabelecendo, por meio do parlamento amazonense a propositura de legislação com princípios norteadores para enfrentar o problema em questão.

Para a deputada Nejmi Aziz, uma das estratégias importantes para que o atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência aconteça, de forma mais eficiente e humanizada, é a implantação do Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente, uma luta de muito tempo de todos os segmentos que estão direta e indiretamente envolvidos.

“Em conversa com o governador Wilson Lima (PSC) falei da importância da implantação deste Centro Integrado para atender a criança e ao adolescente vítima de violência. Essa pauta que levei ao governador foi recebida com entusiasmo e de forma positiva para implantação do Projeto. Estamos ouvindo os segmentos que atuam nesta área para que juntos possamos construir um projeto para a chancela do governador e que isso se torne um programa de Estado em benefício das crianças e adolescentes vítimas de violência no Amazonas”, destacou a deputada Nejmi Aziz.

Segundo a deputada, o Centro Integrado de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência vai ampliar os trabalhos contra a exploração sexual. “Quando fui primeira-dama do Estado iniciei uma campanha de mobilização para trazermos esse tema para discussão na sociedade e agora como deputada estadual tenho o compromisso de trabalhar as questões que estão ligadas à defesa e proteção das nossas crianças e adolescentes, principalmente na propositura de Projetos que venham de encontro com o interesse da população”, explicou.

A deputada se colocou à disposição para tratar do assunto no parlamento e na Comissão de Assistência Social e Trabalho. “O mais importante é dar espaço para que cada representante deste segmento tenha participação na implantação deste espaço que vai atender e acolher as crianças e adolescentes vítimas de violência”, finalizou Nejmi

Participaram da reunião representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, Secretaria de Justiça e Cidadania do Amazonas, Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Delegacia Especializada de proteção à criança e adolescente, Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público do Trabalho, Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e o Instituto de Assistência à criança e adolescente Santo Antônio (Iacas).


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •