Nesta quarta-feira (28/04), celebra-se mundialmente o Dia da Educação. Em tempos de pandemia, os profissionais da educação enfrentam grandes desafios para dar continuidade à aprendizagem dos estudantes, mesmo com as atividades presenciais paralisadas há mais de ano.

Para apoiar professoras e professores, coordenadoras e coordenadores pedagógicos, diretoras e diretores escolares e equipes técnicas de secretarias de educação, algumas  instituições do setor disponibilizam cursos de curta duração e gratuitos que tratam especificamente do momento de pandemia que estamos vivenciando.

“Os conteúdos foram criados para ajudar o profissional de educação na continuidade do pedagógico com foco nas principais habilidades e competências dos estudantes, para minimizar a perda da qualidade no processo de ensino-aprendizagem”, explica a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello.

  1. Relação família-escola: acolhimento às famílias: O curso on-line e autoformativo tem apenas duas horas de duração e tem por objetivo apoiar os dirigentes municipais para planejar ações sólidas de fortalecimento da relação das famílias com as escolas de forma sensível e acolhedora. O conteúdo foi organizado pela Avante Educação e Mobilização Social.
  1. Mapas de foco da BNCC: A Base Nacional Comum Curricular é tema de diversos cursos dentro do ambiente de aprendizagem Polo. Com ela, os professores e gestores podem priorizar as aprendizagens dos estudantes e assim, combater as defasagens geradas na paralisação das atividades presenciais. O percurso formativo conta com sete cursos organizados em parceria com o Instituto Reúna.
  1. Atividades para crianças até seis anos: Destinado para professores e famílias de alunos da Educação Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental, o conteúdo reúne 20 atividades para serem desenvolvidas em casa. Os materiais estão disponíveis em formato de vídeos e cards, que se dividem em instruções para as famílias e orientações para os educadores. Produzido com apoio do Instituto Avisa Lá.
  1. Retomada às atividades presenciais com foco na equidade: Quando houver segurança sanitária para a retomada das aulas presenciais, como os gestores devem se planejar para combater as desigualdades que foram ainda mais evidenciadas neste período de pandemia? O curso, em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, pretende estimular a reflexão sobre a equidade e sugerir ações para reverter ciclos de exclusão social.
  1. Educação especial na perspectiva inclusiva: O objetivo do curso é apoiar as equipes a enfrentar os principais desafios para garantir a equidade no trabalho remoto, orientando sobre estratégias, pontos de atenção e cuidados para que alunos e alunas com deficiência participem das atividades propostas. O conteúdo foi organizado pelo Instituto Rodrigo Mendes.

Mais cursos

Educação na pandemia é uma área temática do Polo, ambiente de formação do Itaú Social, voltado a profissionais da área da educação e de organizações da sociedade civil. Somente neste tema, a plataforma soma um total de 38 ações formativas. Também estão disponíveis em sua biblioteca estudos que tratam sobre os reflexos do ensino remoto na aprendizagem dos estudantes brasileiros e outras centenas de arquivos da área da educação. Disponível no endereço www.polo.org.br.

Artigo anteriorEm Manaus, Casa de Apoio de Santa Isabel terá mais conforto para os pacientes que precisarem de tratamento
Próximo artigoValores Fundamentais do Ambiente Escolar: Alegria