A primeira lancha Luzeiro foi inaugurada em Julho de 1931 pelo casal Leo e Jessie Halliwell, com o objetivo de levar educação sanitária e assistência médica e odontológica gratuita as populações ribeirinhas carentes do Amazonas. Várias outras lanchas Luzeiro foram construídas ao longo dos últimos 80 anos atendendo as estas populações carentes ao longo dos rios Amazonas, Negro, Solimões e milhares de seus afluentes. Durante estes 80 anos, milhares de pessoas foram diretamente beneficiadas pelo apoio prestado pelas lanchas. Em muitos casos, esta foi a única maneira destas pessoas receberem algum atendimento médico e dentário.

Hoje, o projeto Luzeiro XXVI conta com uma moderna lancha equipada com consultório médico e dentário com capacidade para atender de 20 a 30 pessoas por dia em cada consultório. Conta também com o apoio da lancha voadeira Jessie Halliwell que tem capacidade para 12 pessoas. Em breve será adicionada uma segunda voadeira de nome Expresso Luzeiro, com capacidade para 16 pessoas. O projeto Luzeiro conta com o apoio de 2 enfermeiros, 1 dentista e um comandante, todos de tempo integral, além do trabalho esporádico de voluntários que doam parte do seu tempo para apoiar o projeto.

Uma a duas vezes por mês o projeto organiza o Mutirão de Saúde” com a participação de médicos voluntários. Entre 150 a 200 pessoas são atendidas nestes mutirões. Os medicamentos são doados por laboratórios e muitas vezes pelos próprios médicos.

Atualmente, cerca de 1.500 pessoas são beneficiadas diretamente pelo projeto Luzeiro XXVI nas comunidades de Manacapuru, Rosa de Saron, Arapapa, Abacabeira, São José, São Miguel, Dominguinhos, Jacarezinho, São Pedro e Maranhão. O projeto é mantido por doações e pelo dedicado serviço de voluntários.

Doe Agora

Artigo anteriorPorão do Alemão abre hoje às 15h para transmitir a abertura da Copa
Próximo artigoBarbosa desrespeitou advogado e nem ditadura foi tão longe, diz OAB