Os investimentos da Prefeitura de Manaus na área de saneamento básico e o trabalho assertivo da regulação e da fiscalização realizado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), principalmente no esgotamento sanitário, chamou atenção do diretor-geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS), Demétrius Jung Gonzalez.

O dirigente está em Manaus para conhecer o Sistema de Esgotamento Sanitário da capital do Amazonas, assim como acompanhar a rotina de trabalho e as ações promovidas pela Ageman nos últimos três anos.

“Para nós é motivo de muito orgulho receber a diretoria dessa importante agência de regulação intermunicipal que atua no Rio Grande do Sul. Será uma oportunidade para trocarmos experiências e compartilharmos soluções para essa área do saneamento, que é tão sensível e que tem recebido um olhar diferente e muito positivo por parte da Prefeitura de Manaus e da própria concessionária Águas de Manaus”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

Atualmente, a cidade de Manaus já disponibiliza o serviço de esgotamento sanitário para mais de 22% da população e até dezembro deverá chegar a 30%. A rede de esgoto está disponível em mais de 60 localidades da capital, entre conjuntos habitacionais e bairros da zona urbana.

Nos últimos dois anos, a capital recebeu investimentos robustos em esgotamento sanitário como a construção de três novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), localizadas nas zonas Norte e Oeste da cidade, entre elas a ETE Timbiras, a maior da região Norte com capacidade para tratar até 220 litros de esgoto por segundo, beneficiando mais de 200 mil famílias.

O sistema conta, hoje, com 579 quilômetros de rede coletora, interceptores e coletores troncos de esgoto; 60 Estações Elevatórias de Esgoto; 87 Estações de Tratamento de Esgoto e uma estação de pré–condicionamento.

Como parte da repactuação do contrato com a empresa Águas de Manaus, a qual também atua no abastecimento de água tratada na capital, a meta é oferecer 80% de cobertura de esgoto até 2030.

Visitas 

Durante a estada em Manaus, Demétrius Jung Gonzalez conheceu a sede da concessionária Águas de Manaus, empresa pertencente ao grupo Aegea.  Demétrius foi recebido pelo diretor-presidente, Renato Medicis. A diretora-técnica de Obras, Concessões e Saneamento da Ageman, Suzy Tavares, também acompanhou a visita que se estendeu ao Complexo Ponta do Ismael, na Compensa, área que reúne as principais Estações de Tratamento de Água e de Esgoto da cidade.

“É muito importante para nós podermos trocar experiências em torno do saneamento, mais precisamente o esgoto, pois queremos justamente ver os conflitos e acertos que estão tendo aqui em Manaus, para que a gente possa usar como referência na Parceria Público-Privada (PPP), que deverá ser implantada a partir do ano que vem, quando a Aegea assumirá as estruturas da companhia estadual”, afirmou Demétrius.

Artigo anteriorApós ser referência estadual, escola municipal conquista título regional do Prêmio Gestão Escolar
Próximo artigoSimpósio de Ouvidorias realizado pelo TCE, nesta sexta, discutirá o papel dos órgãos de controle social