O deputado Adjuto Afonso (PDT) indicou a professora Márcia Gonçalves da Costa, coordenadora do programa UEA Cidadã, para receber a Medalha do Mérito Legislativo Educacional “Professora Ignês de Vasconcellos Dias”. A cerimônia será realizada no próximo dia 19, às 14h, no plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Cada parlamentar indica um profissional para receber a comenda, totalizando 24 indicados que se destacaram na área da educação.

“Considero essa medalha uma das mais justas da Casa Legislativa, que evidencia o trabalho dos professores de nosso estado, que vai além da sala de aula. A professora Márcia Costa, por exemplo, coordena um programa que conta, atualmente, com 450 voluntários, sendo acadêmicos de medicina, odontologia, enfermagem e educação física, que fazem um trabalho significativo nas comunidades, cumprindo, realmente, a missão da universidade pública, exercendo o papel de cidadãos com espírito do voluntariado”, ressalta o parlamentar.

Márcia Costa é formada em Odontologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), integra o quadro docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) desde 2006, onde coordena o programa UEA Cidadã desde o ano de 2007. O programa promove ofertas de cursos com temas de saúde coletiva, biotecnologia e farmácia, no intuito de realizar ações de prevenção, como aferição de pressão, exames de glicemia, massa corporal, aplicação de flúor e palestras de diversos temas como DST, saúde bucal e saúde da mulher e do homem. Ela contou o que significa receber essa homenagem.

“A felicidade de receber essa honraria é de grande valor, não só pra mim ou pra universidade, mas um reconhecimento de todo o esforço dos alunos voluntários, uma valorização do voluntariado. Desde 2008 que nós observamos a necessidade de prestar assistência à comunidade de forma gratuita. Muitas vezes a gente consegue prevenir doenças. Agradeço ao deputado Adjuto Afonso por esse reconhecimento, justamente porque é muito difícil um funcionário público ter um trabalho reconhecido, e o deputado está observando as ações que ocorrem na sua cidade”, disse a professora.

Desde o início da pandemia Covid 19, o programa realinhou as atividades e teve ação significativa, levando e reforçando informações preventivas através de lives e grupos de whatsapp a milhares de pessoas. 

A Medalha do Mérito Educacional foi instituída pela Resolução Legislativa nº 459/2009, de autoria da deputada Therezinha Ruiz (PSDB), à época, e que exerce mais um mandato, sendo, atualmente, presidente da Comissão de Educação da Aleam. O nome presta homenagem à professora Ignês de Vasconcelos Dias, nascida no município de Itacoatiara (a 176 km), em 1921. Ela se tornou referência como educadora no Estado do Amazonas, dedicando a vida ao magistério, até chegar ao cargo de secretária de Estado da Educação.

Artigo anteriorDisney+ divulga teaser de série animada Olaf Presents, com o boneco de neve de Frozen
Próximo artigoMoradora pode instalar redes de proteção em apartamento, decide TJ-DF