Com um planejamento institucional direcionado a capacitação de técnicos e produtores familiares para 2021, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) já articula parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O objetivo é intensificar e fortalecer o empreendedorismo do agronegócio visando a exportação de produtos amazônicos.

O diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, recebeu nesta qua, na sede do Instituto, a coordenadora do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), Olinda Marinho, que apresentou as diretrizes do programa.

“Através do PEIEX trabalhamos para alavancar a produtividade, a valorização do produto, identificamos a melhor forma de trabalhar a imagem da marca e fortalecemos a posição competitiva tanto no mercado nacional como internacional”, disse Olinda, ao destacar que o trabalho conta com a parceria do Sebraetec- Serviço em Inovação e Tecnologia- que é um programa nacional do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para Valdenor Cardoso, a ideia é trabalhar com foco nas 22 cadeias produtivas, que incluem desde o pirarucu de manejo, considerado a pérola do extrativismo, até as cadeias produtivas do açaí, da castanha-do-Brasil e de outros arranjos produtivos, que fazem parte dos Projetos Prioritários do Idam e que apresentam potencial para produção e exportação.

O planejamento institucional do Idam prevê para 2021, o fortalecimento do associativismo no interior do Amazonas para que os produtores possam trabalhar de forma organizada e conquistar novos mercados, assim como intensificar as capacitações na área do ordenamento agroambiental visando facilitar o acesso de produtores ao crédito rural.

Sobre o PEIEX– O Programa oferecido pela Apex-Brasil que conta com apoio do Governo Federal é direcionado para empresas brasileiras que desejam iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. O trabalho é realizado por extensionistas com expertise na área e que atuam para promover os produtos e serviços com a finalidade de atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Artigo anteriorDilema do homem contemporâneo: “Ter fé”
Próximo artigoExagerou na virada do ano? Veja como recuperar a saúde da pele