Com a finalidade de dar boas-vindas aos estudantes no novo semestre letivo, o curso de Enfermagem do Grupo UniEduK promoveu um encontro on-line com todas as turmas da graduação. Por isso, foram convidados dois alumnis: Laura Bizon Gomes, enfermeira residente em Gerontologia no Hospital Israelita Albert Einstein e Matheus Ruas, que cursa pós-graduação em Sexualidade Humana e capacitação em Docência do Ensino Superior. Ambos contaram suas experiências de sucesso logo após à formação.

“Como gestora acadêmica, acredito que seja necessária a aproximação dos alunos egressos com o curso, visto que conseguimos entender as necessidades do mercado de trabalho, os desafios e assim sendo, vamos construindo coletivamente nossas competências. A necessidade de atualização constante, proatividade e autonomia do enfermeiro na busca por conhecimento foram pontos marcantes neste encontro”, ressalta a professora Elaine Valias.

O orientador pedagógico, professor Alexandro Marcos Menegócio, também opina sobre o evento. “Como orientador pedagógico, acredito que este momento foi fundamental para ampliar a visão dos alunos em relação às diversas possibilidades que pode encontrar na futura profissão, além de motivá-los para melhorar o seu desempenho acadêmico durante o curso e aproveitarem as oportunidades acadêmicas oferecidas pelas instituições de ensino”, diz.

DEPOIMENTOS 

  • LAURA BIZON GOMES, graduada em 2019 pela UniFAJ, conta que adorou o convite para participar das boas-vindas aos ingressantes e alunos. “Muito bom poder passar um pouco da experiência da graduação e fiquei feliz demais em reencontrar alguns professores”, comenta.  

Em seguida, a alumni acrescenta: “Conversei com os alunos a respeito da vivência dos cinco anos de graduação, o papel dos docentes na minha formação e como foram essenciais para que eu pudesse estar onde estou hoje, além dos desafios e inseguranças que podem surgir ao longo do caminho. Também comentei sobre como é o processo da residência e um pouco da rotina como enfermeira residente em uma ILPI [Instituição de Longa Permanência para Idosos], como me encontrei na Gerontologia”.

Por fim, Laura destaca que procurou passar a importância de se dedicar, aproveitar cada oportunidade, estar disposto a querer fazer a diferença na vida das pessoas como enfermeiros. “Enfim, esse receptivo com alunos e professores foi ótimo, e acredito que uma excelente forma de mostrar aos graduandos de que vale a pena todo esforço e sempre ir em busca daquilo que almeja. Não deixar de acreditar nunca! Desejo que aproveitam muito o semestre e toda a graduação da melhor maneira possível e sempre gratos por tudo! ”, finaliza. 

  • MATHEUS DE ANDRADE RUAS, formado em 2020 pela UniMAX, revela que: “Falar com os alunos foi gratificante e desafiador. Quando recebi o convite fiquei pensando sobre o que eu poderia falar, levando em consideração que a Enfermagem é uma profissão muito ampla, então decidi olhar para as minhas realizações na profissão e contar um pouquinho da minha trajetória como aluno do UniEduK”, diz. 

Na oportunidade, o alumni relatou sobre sua trajetória na Enfermagem em 2012 como Técnico de Enfermagem e, por consequência, no ensino superior em 2016 quando decidiu que seria importante conquistar o título de enfermeiro.

“Eu era bolsista integral do PROUNI em uma universidade em Campinas, onde cursei os dois primeiros anos da faculdade, porém por questões pessoais acabei tendo que transferir a graduação para Indaiatuba. Na universidade que eu estudava em Campinas, fui submetido ao ensino tradicional, condicionado a decorar conteúdos e estudar para as provas, porém quando fui para o UniEduK e me deparei com o ensino ativo, pude compreender o leque de possibilidades que eu poderia explorar na Enfermagem e foi então que decidi que eu queria me tornar professor”, explica Matheus. 

Nesse sentido, o alumni passou a se dedicar em aprender cada vez mais sobre a profissão e a compreender as ferramentas necessárias para transmitir de forma didática o conhecimento que estava adquirindo. “No UniEduK tive contato com o método de simulação realística que possibilitou o meu contato com práticas pedagógicas dinâmicas que reforçaram todo o conhecimento ofertado em sala de aula”, afirma. 

Em conclusão, Matheus falou para os alunos que, atualmente, cursa pós-graduação em Sexualidade Humana e capacitação em Docência do Ensino Superior. “Escolhi a pós-graduação em Sexualidade Humana, pois vejo que essa é uma demanda crescente na saúde, levando em consideração todo o preconceito que transexuais sofrem quando buscam atendimentos na saúde. Então, meu objetivo foi estudar mais sobre o assunto para estar cada vez mais apto a prestar um atendimento de qualidade e sem qualquer forma de julgamento, olhando para as pessoas como um todo e entendendo o contesto de vida para ter uma escuta mais qualificada”, argumenta. 

Artigo anteriorLipo lad: Conheça o procedimento que virou febre no Brasil
Próximo artigoDia Mundial das Doenças Raras: três a cada dez pessoas desconhecem as enfermidades no Brasil