O vereador Amauri Colares (Republicanos) destinou suas emendas parlamentares, no valor de R$ 384 mil, para as ações de prevenção, combate, tratamento, aquisição de materiais e exames laboratoriais para o diagnóstico e tratamento de pessoas infectadas pelo coronavírus, Covid-19, no município de Manaus.

O vereador encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), sugerindo que o recurso seja utilizado nas ações de prevenção à infecção e cuidados contra a propagação do covid-19, na cidade de Manaus.

A decisão de remanejar a aplicação das emendas parlamentares foi tomada com base no documento emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), reconhecendo como pandemia a situação mundial em relação aos casos de pessoas infectadas pelo o novo coronavírus, que apresenta alto risco de contágio entre a população, inclusive de forma simultânea.

Amauri Colares lembra que a saúde é direito de todos e dever do Poder Público, conforme previsto na Constituição Federal, artigo 196, bem como o disposto no Decreto Municipal 4780, de 16 de março de 2020, que trata das medidas a serem adotadas na cidade de Manaus como forma de prevenir o agravo da situação em relação aos casos de infecção pelo coronavírus.

O vereador destaca que a situação atual demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença na cidade de Manaus, o que, nesse caso, necessita de todos os recursos orçamentários e financeiros à disposição.

Artigo anteriorChina tem 47 novos casos importados de coronavírus
Próximo artigoMorre aos 80 anos, pai de Bi Garcia, prefeito de Parintins