Mudar de vida e passar a ter hábitos saudáveis às vezes pode ser uma questão de escolha. Em outros casos, é fruto da necessidade pela sobrevivência. Foi o que aconteceu com José Edivaldo dos Santos, 62, que largou o alcoolismo e decidiu virar maratonista aos 50 anos.

Para isso, ele contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Recentemente ele conquistou três medalhas no 17°Campeonato Brasileiro de Atletismo Master (categoria para atletas acima de 40 anos), que esse ano foi realizado em João Pessoa (PB), no período de 30 de maio a 1°de junho.

Edivaldo, ao chegar a Manaus, fez questão de ir à sede da Semjel, no Centro, para agradecer o apoio concedido. De acordo com o secretário Elvys Damasceno, as conquistas de Edivaldo são resultado da dedicação do atleta e do potencial que o esporte tem em Manaus.

“É muito gratificante para nós, enquanto instituição, incentivar a categoria Master de Atletismo que não tem muito apoio, mas que é de fundamental importância no esporte, porque ela incentiva os filhos e os netos dos atletas a praticarem esportes. Edivaldo está de parabéns pelos resultados e reafirma mais uma vez que o Atletismo em Manaus continua em ascensão”, declarou.

Competindo na categoria até 65 anos, Edivaldo conquistou a medalha de ouro correndo 9 km pela modalidade Cross, onde os atletas têm de enfrentar diferentes adversidades, ao competirem em pistas com obstáculos e em trilhas. Em pista aberta, Edivaldo disputou a maratona conquistando duas medalhas, uma de prata nos 10 km e bronze nos 5 km.

“Estou muito satisfeito com a minha participação no campeonato, pois tive que superar muitos obstáculos, como por exemplo, uma prova que disputei às 3 horas da tarde num sol escaldante. Foi um sofrimento, mas graças a Deus superei esses problemas e consegui trazer três medalhas para o Amazonas”, argumentou Edivaldo.

Após a conquista, Edivaldo continuará mantendo a rotina de treinos e se preparando para novos desafios.

Artigo anteriorLandulfo Almeida, um autor cheio de iniciativa para defender a literatura nacional
Próximo artigoFan Fest neste sábado tem jogo da seleção brasileira e DJ Marlboro