Maio é o mês de aniversário da Maternidade Ana Braga, fundada no ano de 2004, celebrando 17 anos nesta segunda-feira, 10. Para marcar a data e seguindo todos os protocolos de segurança previstos em decreto governamental, a unidade de Saúde anunciou o retorno do Planejamento Familiar e a aquisição de uma máquina de Raio-X Digital que dará agilidade ao serviço oferecido.

O Secretário de Saúde do Estado, Marcellus Campêlo, salientou que “foi determinação do Governador que colocasse as pessoas certas nos lugares certos e a Dra. Rose, que estava no Dona Lindu, veio para cá [Maternidade Ana Braga] para iniciar esse processo de reformulação da maternidade e temos visto todo o esforço e dedicação dela e de sua equipe”. E completou:

“Em breve o governador vai anunciar os investimentos que serão feitos na revitalização deste espaço para modernizar e dotar a Ana Braga ainda mais de recursos para se tornar, não só a melhor maternidade do Estado mas a melhor maternidade do Brasil”.

A diretora da unidade, Rose Lobo, enalteceu a importância da maternidade para o setor de Saúde do Estado. “A Maternidade Ana
Braga é referência em acolhimento humanizado em obstetrícia e neonatal. Nós atendemos tanto as mães da capital quanto do interior. E, atualmente a maternidade também se tornou referência local no tratamento da Covid-19.”

Desde o início do ano até este mês de maio, a Maternidade registrou 290 internações, 8.900 prontos atendimentos, 1.400 cesáreas, 1.200 partos normais e, deve fechar o mês em 700 partos.

O deputado Marcelo Ramos (PL), anunciou que destinará R$500 mil em emendas parlamentares, “para o custeio da maternidade e que sejam distribuídos prioritariamente para UTI Neonatal” e para o Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI) da maternidade.

A secretária executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Kathelen Santos, falou em nome do Governador Wilson Lima e da Primeira-Dama do Estado, Taiana Lima ressaltando que o FPS “tem trabalhado para que nossas maternidades tenham atenção especial nesta gestão” e que a maternidade Ana Braga é uma das prioridades do Governo do Estado e pode contar com o apoio do órgão e do governador.

Além do Secretário Estadual de Saúde, do Deputado Federal Marcelo Ramos e da secretária executiva do FPS, Kathelen Santos, o evento contou, ainda, com a presença do gerente de maternidades, Edilson Albuquerque, do Deputado Estadual Dr. Gomes (PSC) e da Secretária Executiva Adjunta de Urgência e Emergência, Mônica Melo.

A Maternidade Ana Braga também receberá uma homenagem da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na quarta-feira, dia 12, pelos serviços prestados à sociedade amazonense.

Artigo anteriorCâmeras registram homem encostando pênis em mulher grávida dentro de loja
Próximo artigoGoverno do Amazonas avança na organização produtiva e social dos produtores rurais