Cada vez mais cidades aderem à obrigatoriedade do uso de máscaras como item de proteção para evitar a proliferação da Covid-19 para quem necessita sair de casa. O Ministério da Saúde orienta que a população utilize máscaras caseiras que podem ser feitas de forma artesanal, pois as hospitalares, que estão escassas no mundo todo, devem ser destinadas somente aos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus.

As máscaras feitas à mão são de uso individual, precisam ter dupla camada de tecido (algodão, tricoline ou TNT) e devem cobrir muito bem o nariz e a boca, sem espaços nas laterais. Vale ressaltar que, somente a máscara não é capaz de evitar a contaminação. Ela é uma medida adicional a todas as outras recomendações já conhecidas: lave as mãos com água e sabão constantemente, passe álcool em gel e evite aglomerações, se possível.

Seguindo as especificações do Ministério da Saúde, você confere o passo a passo de seis modelos de máscaras artesanais que são fáceis, rápidas e eficientes para a proteção. São opções em crochê e tecido, feitos à mão e à máquina, para atender a todos os gostos. A dicas são das artesãs parceiras da Círculo S/A para quem quer fazer a sua própria máscara ou ainda confeccionar para vender e obter uma renda extra.

Máscara de tecido customizada com bordado – Ateliê Círculo / Neida Beduschi

Passo a passo: https://tinyurl.com/mascarabordada

Máscara de crochê de bichinho (panda, cachorro e gato) – Ateliê Círculo / Juliana Penhoarte

Passo a passo: https://tinyurl.com/mascarabichinhos

Máscara de crochê – Pode ser feita com TNT ou tecido – Ateliê Círculo / Simoni Figueiredo

Passo a passo:

Máscara costura à mão – Ateliê Círculo / Simoni Figueiredo – com tecidos, elásticos de cabelo e costura manual.

Passo a passo:

Máscara de tecido com correntinha em veranoAteliê Círculo / Karla Barbosa

Passo a passo:

Máscara de tecido costura à mão – Ateliê Círculo / Lu Gastal – mais uma opção de máscara feita com tecido e costurada à mão fácil, rápida e linda.

Passo a passo:

https://www.instagram.com/tv/B_S0vr0AwXa/?utm_source=ig_embed

Os materiais para a confecção de máscaras artesanais podem ser encontrados em armarinhos e lojas on-line, incluindo os tecidos 100% algodão. Algumas lojas estão realizando o serviço de delivery, verifique se em sua cidade há essa opção. E, lembre-se de higienizar a embalagem da sua encomenda com álcool 70%.

Vale ressaltar que as pessoas devem ter cuidados especiais com as suas máscaras caseiras. Confira:

– O item deve ser lavado pelo próprio indivíduo para manter o autocuidado;

– Se a máscara ficar úmida, tem que ser trocada;

– Pode ser lavada com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos;

– Nunca compartilhe a sua máscara, é de uso individual;

– A máscara de pano deve ser trocada a cada duas horas. Por isso, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas unidades;

– Use a máscara quando for sair de casa e leve sempre uma reserva e uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;

– Evite tocar na máscara tanto ao colocar quanto durante o uso. Manuseie sempre pelo elástico, para evitar a contaminação;

– Armazene suas máscaras em embalagens higienizadas. Pode ser um saquinho plástico mesmo, ou uma bolsinha especial. Nunca as deixe soltas dentro do bolso, de bolsas ou carregue-as na mão;

– Somente a máscara não é capaz de evitar a contaminação pelo coronavírus. Ela é uma medida adicional a todas as outras recomendações já sabidas: lave as mãos com água e sabão constantemente, passe álcool em gel, evite aglomerações e fique em casa, se possível.

O importante é cada um fazer a sua parte e seguir ao máximo os cuidados para que a pandemia seja superada o quanto antes.

Artigo anteriorFeminicídio de Miss Manicoré reforça importância de Campanha da Aleam
Próximo artigoSecretária de Saúde faz reunião de planejamento para aprimorar fluxo de gestão administrativa da Susam