Compartilhe

Na quinta-feira (2), foi realizada a Cerimônia de Posse dos 24 participantes do Programa Parlamento Jovem 2021, promovido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo José Lindoso.

Abrindo os trabalhos, o deputado jovem Wendel Laborda, apadrinhado do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), presidiu os trabalhos provisoriamente e deu oportunidade aos deputados Therezinha Ruiz (PSDB), Joana Darc (PL) e João Luiz (Republicanos) se pronunciarem.  Eles aconselharam os jovens a perseguirem seus sonhos e persistirem nos ideais, além de parabenizarem pela participação no programa, que proporciona uma nova perspectiva política aos participantes.

Após a posse, duas chapas foram formadas para a eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, que cumprirá mandato de duas semanas. Foram eleitos Lucas Veloso, como presidente; Anne Gabrielly de Souza, como vice-presidente; Carlos Nery Soares; Jihad Vilhena e Moisés Oliveira, como secretário-geral, 1º secretario e 2º secretario respectivamente. O presidente recém-eleito agradeceu a confiança dos seus colegas.

A posse dos deputados jovens participantes do Programa foi antecedida por um Café da Manhã com a participação do presidente da Assembleia, deputado Roberto Cidade (PV), que falou aos jovens sobre os desafios da vida pública.

“O parlamento jovem é um projeto muito bonito do qual participei em 2019. Agora tenho a oportunidade de participar mais uma vez, enquanto presidente deste Poder. Meu conselho para vocês é que aproveitem a oportunidade, levem conhecimento à vida e sejam as pessoas que farão a diferença. Tentem fazer o melhor com responsabilidade e com o coração porque as pessoas precisam disso, de pessoas que olhem para elas com humanidade”, afirmou.

Cassandra Serejo, gerente de Educação Cidadã e coordenadora do Programa, falou sobre o desafio de planejar e executar a edição 2021 do Parlamento Jovem, em apenas dois meses e meio, ainda passando pela pandemia de Covid-19, que inviabilizou a realização do programa em 2020.

“Fizemos tudo em tempo recorde, contando com uma equipe guerreira, que não mediu esforços para montar e seguir todo o cronograma planejado em tão pouco tempo. O resultado é este grupo de deputados jovens, formado majoritariamente por meninas. Todos com talento nítido para a vida pública, com engajamento e posicionamentos fortes”, afirmou.

Vitória Teixeira Ferreira, parlamentar jovem, apadrinhada pelo deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos), falou sobre a experiência vivenciada. “Está sendo uma experiência única que possibilita saber, na prática, quais os caminhos percorridos no parlamento e isso reforça a minha admiração pela vida pública”, afirmou a adolescente de 17 anos, que pretende seguir a carreira na área da biomedicina.

Camila Silva, ex-deputada do ano de 2018, apadrinhada pelo então deputado David Almeida (Avante), participou do café para contar a experiência que já lhe rendeu o primeiro emprego na prefeitura, graças à oportunidade aproveitada no Parlamento Jovem.

 

Deputados jovens e seus respectivos padrinhos no programa:

Adria Marcelle Dantas de Mello – Dra. Mayara (Progressistas)

Ana Beatriz Lucena Brito – Terezinha Ruiz (PSDB)

Anne Gabrielly Cardoso de Souza – Felipe Souza (Patriota)

Bárbara Victória Lacerda Valares – Belarmino Lins (Progressistas)

Beatriz de Cassia Crispim Veras – Dermilson Chagas (Sem partido)

Carlos Tiago Nery Soares – Delegado Péricles (PSL)

Carmen Samirah Pereira Batista – Wilker Barreto (Sem partido)

Clarissa Figueroa da Mota – Joana Darc (PL)

Emmely Katlen Araújo Laranjeiras – Nejmi Aziz (PSD)

Ester Melo Batalha de Lima – Ricardo Nicolau (PSD)

Fernanda de Almeida Ximenes – Serafim Correa (PSB)

Ghabriel da Silva Rego – Saullo Vianna (PTB)

Giovanna Neves Gomes – Adjuto Afonso (PDT)

Jihad Vasconcelos Vilhena – Carlinhos Bessa (PV)

Jonatas Felipe Marques Guimarães – Sinésio Campos (PT)

Letícia Procópio Abrahão – Dr. Gomes (PSC)

Lucas Castelo Branco Veloso Lima – Fausto Júnior (MDB)

Matheus Henrique Valente Nogueira – Tony Medeiros (PSD)

Moisés Oliveira Gondim – João Luiz (Republicanos)

Paulo Remo Lima Filho – Cabo Maciel (PL)

Stefane Nunes de Sá – Angelus Figueira (DC)

Vitória Teixeira Ferreira – Abdala Fraxe (Podemos)

Wendel Amaral Laborda – Roberto Cidade (PV)

Yosmary Gabriela Guatache Naita – Álvaro Campelo (Progressistas)


Compartilhe