A Associação Comercial do Amazonas fez uma surpresa comemorativa para quem, por mais tempo, vem se dedicando as atividades administrativas da ACA. A funcionária conhecida por estar nas reuniões de diretoria e demais encontros da Entidade, sempre à margem, acompanhando e anotando tudo, foi o centro das atenções e das homenagens na noite da última quarta-feira, 20, ocupando inclusive lugar de destaque na mesa com muitos diretores e associados.

A senhora de cabelos brancos e sempre uniformizada não desconfiou de nada, chegou ao auditório e foi direto para o lugar cativo de onde anota todas as discussões. O Presidente Jorge Lima abriu a reunião como faz normalmente, mas apenas fez a aprovação da última ata e cedeu o espaço para o real motivo do encontro. Era o momento programado internamente para a funcionária mais antiga e ainda em atividade na Casa.

Amabeni Gonçalves de Queiroz tem 72 anos de vida e destes 45 são dedicados a Associação Comercial do Estado. Ela ingressou no quadro de funcionários em 18 de agosto de 1975 no setor administrativo, a princípio ocupando o cargo de secretária da recepção. É considerada um acervo vivo e guarda, na memória, regras do regimento interno, determinações do estatuto, fatos importantes de diversas gestões e a postura da Entidade diante de muitos momentos marcantes. Não por acaso, Amabeni é quem a cada reunião da ACA, faz as anotações e elabora a ata do referido encontro. É a funcionária que faz questão de contribuir. Sempre que julga necessário, pede a palavra para trazer informações acumuladas ao longo desses 45 anos de atividades.

Para marcar a marca tão emblemática, o Presidente da ACA Jorge Lima e a diretoria preparam muitas surpresas das mãos dele, ela recebeu um certificado em que a Associação Comercial do Amazonas reconhece os relevantes serviços prestados por ela. Sarah Lima que tem contribuído nas mudanças nesta nova gestão foi uma das organizadoras da homenagem e entregou o presente. A diretoria decidiu dar a funcionária um smartphone, tipo de aparelho celular que ela ainda não tinha e que foi tão necessário nesse momento de pandemia.

A ideia é cada vez mais, integrá-la ao mundo digital para que a mesma siga contribuindo com o desenvolvimento da Entidade. Ambeni ganhou ainda outros presentes como um livro, recebeu flores e muitos depoimentos exaltando a forma de trabalho, a pessoa que é e principalmente a importância dela para a ACA que também providenciou um bolo para os parabéns e um pequeno coquetel que foi servido aos presentes.

Na oportunidade, o 1º vice–presidente Paulo Couto destacou que vê na senhora Amabeni o arquivo vivo da Entidade e que, nesta gestão a meta é torná-la Chanceler da ACA.

“Ela cuidará de toda a correspondência protocolar da Entidade, cronograma de reuniões, composição dos inúmeros conselhos nos quais a ACA tem representação, enfim toda a interação formal da ACA com os poderes públicos constituídos”

O Presidente da Assembleia Geral, Ataliba David Antônio Filho fez questão de dizer que nem férias a funcionária gostava de tirar: “Uma pessoa extremamente dedicada que realmente queria trabalhar os 12 meses do ano, pra você vê a dedicação que ela tem e também é uma pessoa interessada. Se tinha alguma coisa para fazer, que tivesse marcado a Associação ela ia buscar nos anais da Associação e tudo de cabeça”, enfatizou. Já o Presidente da ACA justificou a merecida homenagem: “ É uma honra pra gente fazer essa homenagem a dona Amabeni que se dedicou quase a vida toda aqui na ACA, ela praticamente mora aqui e só vai pra casa dormir. É uma justa homenagem e até eu que não fui homenageado também fiquei muito emocionado”, contou Lima destacando ainda o motivo da Entidade ter escolhido dar um celular de presente: “Ela não usava celular e agora com o celular ela vai entrar na era digital e que esteja com a gente por mais tempo”.

Tudo foi acompanhado pelo único filho de Amabeni. Leon Gonçalves que foi convidado para estar nesse encontro: “ Eu enxergo essa homenagem à minha mãe como uma forma de honra. Desde pequeno eu vi a minha mãe trabalhando aqui e dessa empresa veio o sustento para nossa casa, para a nossa família e minha mãe sempre dedicada, sempre se esforçando pela ACA, sempre se esforçando pelos funcionários, para que a ACA viesse a funcionar da melhor forma possível. A própria Bíblia diz dá honra a quem tem honra”, disse após as comemorações.

Encantada com o momento, Ababeni disse em discurso que trabalhar na ACA e sempre estar em um ambiente familiar: “A ACA é uma grata surpresa na minha vida. Vocês têm a idade dos meus irmãos, quando eu olho pra vocês eu penso nas minhas irmãs que estão longe, nos meus sobrinhos e netos. A ACA para mim é um aprendizado”, explicou a mato-grossense que saiu daquele estado com pouco mais de 1 ano e firmou vida em Manaus e emocionada continuou: “Vocês deixaram de fazer uma reunião de diretoria pra fazer isso, para valorizar o meu trabalho. Esse carinho de vocês é muito gratificante. E eu quero pedir a Deus que o espírito de hoje, de união, de alegria fique na ACA, quero pedir para Entidade conquistar os objetivos dela. Eu tenho uma sensação que a minha família está toda aqui”.

Diante deste fato tão raro, um funcionário completar 45 anos num mesmo ambiente de trabalho, em uma mesma instituição ou empresa, Amabeni também foi questionada sobre qual o segredo para isso e com humor e meio a risos respondeu. “Não sei. Eu nunca pensei chegar em 45 anos, eu levei um susto no começo do ano porque eu falei, meu Deus 45 anos na ACA. Aí agradeci a Deus. Aqui realmente foi onde eu conheci Amazônia. Foi na ACA, porque aqui nesse espaço ficava a biblioteca, eu lia muito aqui, eu conheci cantores, pintores e conversava também com os funcionários antigos. O que eu sei da ACA eu aprendi também com os funcionários antigos”, relembrou enfatizando o Seu João que, segundo ela, se aposentou duas vezes pela Aca, chegando a ficar na Entidade por 60 anos e concluiu com um conselho: “Hoje eu vejo a juventude com mais oportunidade e o jovem tem que ler mais, tem que se informar mais, tem que acreditar nele mesmo. Quem procurar o seu canal, seu foco e acreditar nele, vai conseguir”.

A ACA mais uma vez reforça os parabéns e os relevantes serviços prestados por essa funcionária: Amabeni Gonçalvez de Queiroz.

Artigo anteriorMagistrado do TJAM será um dos expositores em reunião da Agenda 2030, da ONU, que será realizada pelo CNJ nesta sexta-feira
Próximo artigoTRT11 disponibiliza formulário virtual para ajuizamento de reclamação trabalhista