Para tratar das prioridades do Executivo municipal na área da Educação pelos próximos três anos, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), promoveu na manhã da terça-feira (31/7, a audiência pública da primeira revisão do Plano Plurianual (PPA) 2019-2021 e da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019.

O evento aconteceu na Faculdade Dom Bosco, localizada na alameda Cosme Ferreira, Zumbi, zona Leste. O evento foi aberto à sociedade e também contou com a participação de servidores das subsecretarias de Gestão Educacional (SSGE), de Administração e Finanças (SSAF) e de Infraestrutura e Logística (SSIL) da Semed.

Foram discutidos oito eixos da educação, onde foram tratados sobre a Excelência no Ensino, Desenvolvimento e Valorização de Servidores, Modernização e Eficiência de Gestão, Gestão Financeira, Relacionamentos Institucional, Incentivo ao Aluno e à Família, Modernização de Infraestrutura e Tecnologia e Gestão Operacional. Os participantes escolheram o tema de interesse e foram divididos por sala.

Todas as secretarias municipais terão até o dia 20 deste mês para entregar o orçamento ou planejamento do próximo ano à Semef, que analisará os apontamentos e encaminhará à Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, participou da audiência, acompanhada dos subsecretários de Gestão Educacional, Euzeni Trajano; Administração e Finanças, Bruno Guimarães; Infraestrutura e Logística, Darcelo Cavalcante; e também a subsecretária de Orçamento e Projetos da Semef, Karliley Capucho.

“A Lei do Orçamento Público determina que toda sociedade participe de todo processo de elaboração do orçamento e onde está sendo investido. A população cresce e as demandas também. É necessário que seja feito um planejamento sério em cima de tudo o que é realmente prioridade para educação”, afirmou Kátia.

Por meio do PPA, são propostas as metas da Administração Pública para as despesas correntes e de capital e outras dela decorrentes. Já pela LOA, são estabelecidas as metas para o próximo ano, traçando regras, vedações e limites para as despesas.

“A decisão orçamentária para os próximos anos afeta, diretamente, no atendimento dos nossos alunos. Nós suprimos as necessidades dos materiais escolares e que impactam diretamente na aprendizagem do aluno, além da alimentação e transportes escolares para as áreas rurais e ribeirinhas. Por isso, esse momento é muito importante, para que, no próximo ano, não falte nenhum desses itens, atrapalhando o ano letivo”, explicou o diretor do Departamento de Suprimentos e Logística da Semed, Leís Batista.

Segundo a subsecretária da Semef, cinco secretarias municipais estão realizando audiências públicas, as restantes realizarão planejamentos orçamentários para o exercício de 2019 a 2021. “A Semed está iniciando o processo de audiência pública, o objetivo é ampliar a participação popular e dar transparência nas ações que foram realizadas no exercício anterior e que planejaremos para os próximos”, disse Karliley Capucho.

Artigo anteriorBois de Manaus se apresentam na Categoria Ouro do Festival Folclórico do Amazonas
Próximo artigoConexões Culturais abre votação para escolha de membros da Comissão de Seleção