Preocupado com a crescente onda da variante Ômicron, e empenhado em ajudar, com propostas construtivas, para maior controle da pandemia, o deputado estadual Belarmino Lins (Progressistas) sugere ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), a instalação de postos públicos para testagem rápida gratuita sobre a Covid-19 em locais estratégicos da cidade de Manaus.

“Entendemos que, assim, dentro de horários estabelecidos, a população poderá realizar o teste antígeno a qualquer tempo, promovendo maior inclusão da população carente na testagem rápida por meio da gratuidade, com emissão de resultado presencial, ou por e-mail ou SMS, em até 3 horas”, destaca o deputado.

Segundo ele, o efeito da nova norma para detecção de novos casos de coronavírus “promoverá um maior controle da disseminação da Covid-19, bem como criará o hábito da testagem em toda a população, que deverá aderir à campanha de forma massificada”.

Como se sabe, o RT-PCR é um dos exames diagnósticos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como parte da estratégia de controle da disseminação do coronavírus (Sars-CoV-2). Na opinião de Belarmino, a proposta ao Governo Estadual e à SES, daria mais agilidade à realização do exame RT-PCR, que seria entregue no tempo recorde de três horas.

“Nosso objetivo é conferir mais dinamismo no combate à nova variante Ômicron e, desse modo, confiamos em que o governador Wilson Lima e o secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, sejam sensíveis à nossa sugestão, para que tenhamos diagnósticos muito mais rápidos envolvendo a Covid no atual período de chuvas e de grande incidência da Ômicron”, finalizou o parlamentar, que mais uma vez alertou a população para a necessidade do uso de máscaras e da limpeza das mãos com álcool em gel, assim como a observância do distanciamento social, para conter a atual onda pandêmica.

Artigo anteriorPMAM detém dois homens por crime ambiental em Área de Proteção Ambiental na zona norte de Manaus
Próximo artigoSine Manaus oferta 189 vagas de emprego nesta quinta–feira, 13/1