Na manhã desta quarta-feira (5/5), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ventilou a possibilidade de sugerir ao Senado Federal, a convocação de apoiadores do tratamento precoce contra a Covid-19, para depor em favor do governo federal na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que investiga a conduta do governo na condução da crise sanitária.

“Junto àqueles que são isentos e apoiam a verdade, senadores, estamos sugerindo que seja convocada ou convidada autoridade que venha falar do tratamento precoce. Canalha é aquele que é contra o tratamento precoce e não apresenta alternativa, esse é um canalha. O que eu tomei, todo mundo sabe, ouso dizer que milhões de pessoas fizeram esse tratamento”, disse Bolsonaro na Cerimônia de Abertura da Semana das Comunicações.

Bolsonaro disse esperar que os senadores que atuam na CPI desnudem o caso de utilização de “doses cavalares” de cloroquina em Manaus. “Espero que a experiência de Manaus, com doses cavalares de hidroxicloroquina, seja completamente desnudada pelos senadores”.

Durante o discurso, o Bolsonaro fez uma analogia para defender o uso dos medicamentos cientificamente ineficazes. “Se algum de vocês perceber um barulho na porta, ou na cozinha de vocês, à noite, vocês vão fazer o quê? Vão pra baixo da cama? Ou vão se preparar para aquela pessoa que, com toda certeza, tá invadindo seu imóvel?”, questionou.

“Com o vírus é a mesma coisa, temos que enfrentá-lo. Essa CPI, eu tenho certeza, vai ser excepcional no final da linha. Vai mostrar, sim, o que alguns fizeram, erradamente, com os bilhões entregues pelo governo para seus respectivos estados e municípios”, continuou o chefe do Executivo nacional.

Diversos órgãos de saúde já reafirmam a ineficácia do tratamento precoce contra a Covid-19. Os medicamentos que normalmente compõem o tratamento precoce são hidroxicloroquina, azitromicina, prednisona, vitaminas C, D e zinco, colecalciferol (tipo de vitamina D), ivermectina e colchicina.

Bolsonaro e ministros participaram na manhã desta quarta-feira, no Palácio do Planalto, da abertura da Semana das Comunicações — iniciativa da pasta comandada por Fábio Faria, em alusão ao Dia Nacional das Comunicações, celebrado neste 5 de maio.

Em seguida, o presidente se deslocou a pé ao Congresso Nacional, onde participou de demonstrações das aplicações práticas do uso da nova tecnologia 5G Standalone no Brasil. A exibição contou com estandes das grandes empresas que vendem tecnologia 5G, como Huawei, Nokia e Qualcomm.

Artigo anteriorEm nota, família de Paulo Gustavo informa que ator será cremado
Próximo artigoAndressa Suita filma filhos em carro de R$ 2,5 milhões de Gusttavo Lima