A Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou oficialmente, nesta sexta-feira (23/10), o caça de fabricação sueca F-39E Gripen. A apresentação do novo modelo, que substituirá os caça Mirage, é parte das comemorações do Dia do Aviador.

A data relembra os 114 anos do primeiro voo do 14 BIS, avião projetado pelo mineiro Alberto Santos Dumont, e o primeiro a fazer um voo público. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa do evento acompanhado de ministros.

A nova aeronave já foi vista no céu de Brasília na manhã dessa quarta-feira (21/10). A unidade está em testes desde agosto de 2019. O novo caça está sendo empregado nas atividades de desenvolvimento conjunto que estão sendo realizadas no parque industrial brasileiro entre as empresas beneficiadas com o programa de transferência de tecnologia.

A previsão para o lançamento das aeronaves operacionais é o fim de 2021.

O contrato entre o governo brasileiro e a fabricante sueca do Gripen foi firmado em 2015. Ao todo, 36 Saab Gripen E e Gripen F foram adquiridos ao custo de 39,3 bilhões de coroas suecas, equivalente a 24 bilhões de reais. Cerca de 350 técnicos e engenheiros brasileiros passam por treinamentos na Suécia para integrarem o programa de transferência de tecnologia, que terá duração de 10 anos.

A Embraer é a principal parceira da empresa sueca no Brasil. Em 2018 foi dado início à implantação da fábrica brasileira de aeroestruturas, em São Bernardo do Campo. Com uma área de 5 mil m², o complexo é destinado a produzir aeroestruturas dos Gripen E e Gripen F. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorPoliciais militares da 27ª Cicom detêm homem por roubo, estupro e tentativa de estupro na zona norte
Próximo artigoPoliciais militares do 5º GPM detêm assaltantes e receptadores de material roubado em Carauari