O presidente Jair Bolsonaro, no momento em que o país registra mais de 600 mil casos da covid-19 e mais de 34 mil óbitos, afirmou que a Advocacia Geral da União (AGU) vai emitir um parecer favorável, ao retorno das pessoas às praias, cujo acesso está fechado por causa da pandemia de covid-19.

De a com o presidente, quem for pego desobedecendo decretos estaduais e municipais por frequentar as praias poderá utilizar este documento para se defender.

“Se você for multado nos próximos dias por ir para a praia, você já sabe que poderá alegar que o governo federal deu parecer favorável, mas aí vai depender do juiz”, disse o presidente.

O fechamento das praias faz parte das estratégias dos governos estaduais e prefeituras para evitar aglomerações. O isolamento social é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por especialistas como a principal forma de evitar disseminação em massa do novo coronavírus.

Ponta Negra 

O Complexo Turístico da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, segue com interdição total, de áreas de comércio, praia e acesso ao rio, em razão da pandemia da Covid-19. A reabertura gradual das atividades econômicas em Manaus, na última segunda-feira, 1º de junho, conforme o decreto nº 42.330/2020, não alterou a interdição no espaço público.

Pelo cronograma de retomada gradual das atividades, dividido em quatro ciclos, apenas na terceira fase, a partir de 29 de junho, os parques, espaços públicos e atrações turísticas poderão ser reabertos.

A interdição é uma das medidas adotadas pela Prefeitura de Manaus para reduzir o ritmo de avanço do novo coronavírus na capital do Estado.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal vão reforçar as equipes de fiscalização que atuam no complexo para seguir orientando a população dos riscos de estar na rua passeando, não fazendo o isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde. Peças publicitárias foram instaladas no parque e pedem para a população ficar em casa, escolhendo o lado da vida, não se expondo.

Artigo anteriorCom apoio do líder do MDB, Senado aprova auxílio financeiro para a cultura durante pandemia
Próximo artigoPresidente Bolsonaro confirma mais duas parcelas do auxílio emergencial