Foto: Facebook/Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (20/5) que sua relação com o empresário Elon Musk é o “início de um namoro”. O chefe do Executivo disse ter certeza que esse “primeiro contato” resultará em “casamento” de forma muito breve. Bolsonaro e Musk se reuniram para tratar de questões relacionadas à Amazônia.

“É a primeira vinda aqui, o primeiro contato. É o início de um namoro. Tenho certeza que vai acabar em casamento brevemente. É uma questão bastante objetiva, que [Musk] quer concretizar os seus sonhos de forma mais rápida possível”, analisou Bolsonaro.

Segundo o presidente, por parte do governo há boa vontade com desburocratização e regulamentacões em relação aos empreendimentos de Musk. “Interessa e muito para nós essa parceria”, disse o mandatário durante entrevista coletiva para detalhar o encontro com o empresário.

Mais cedo, o chefe do Executivo federal chamou Musk de “mito da liberdade” e que a compra (ainda não concluída) do Twitter pelo bilionário foi como “um sopro de esperança”.

O empresário Elon Musk chegou ao Brasil na manhã desta sexta para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro. O bilionário desembarcou por volta de 9h no aeroporto de São Roque, em São Paulo.

A reunião com o chefe do Executivo federal e outros integrantes do governo ocorreu no hotel Fasano Boa Vista, na cidade de Porto Feliz, região de Sorocaba, próximo ao Centro Industrial Nuclear de Aramar e do Parque Tecnológico.

O encontro entre Bolsonaro e Musk foi intermediado pelo titular das Comunicações, Fabio Faria. O objetivo principal da reunião foi oficializar o investimento no setor de internet no país, principalmente para conectar escolas e empresas na região amazônica.

Além de Bolsonaro e Fabio Faria, participaram do encontro com Musk os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Paulo Sérgio (Defesa), Joaquim Leite (Meio Ambiente) e Carlos França (Relações Exteriores).

Monitoramento da Amazônia

Após se reunir com Bolsonaro, o bilionário Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou o lançamento da rede Starlink para 19 mil escolas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia.

A internet da Starlink funciona, segundo o site da empresa, ao enviar informações por meio do vácuo do espaço, “onde ela viaja muito mais rapidamente do que em cabos de fibra óptica e pode alcançar pessoas e locais muito mais distantes”.

Os usuários podem esperar velocidades de download entre 100 Mb/s e 200 Mb/s, e latência de até 20 ms na maioria dos locais.

“A Starlink é idealmente adequada para áreas onde a conectividade não tenha confiabilidade ou que seja completamente indisponível”, acrescenta a companhia. (Metrópoles)

Artigo anteriorMaternidade Balbina Mestrinho arrecadou 117 frascos para doação de leite materno
Próximo artigoMoraes ordena bloqueio de bens e imóveis de Silveira para pagar multa