Trinta bombeiros militares do Amazonas participam até a próxima sexta-feira, 06, do curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), que está sendo ministrado no quartel geral do CBMAM, localizado no bairro Petrópolis, por bombeiros militares do Maranhão. O objetivo é requalificar os profissionais para atuarem em situações de emergência que envolvam estruturas de difícil acesso, como terremotos, atentados, desastres e desmoronamentos.

Quatro instrutores do Maranhão, especialistas em BREC, ministram as técnicas de resposta ao desastre, em aulas teóricas e práticas.

“Nós estamos aplicando as técnicas de busca e localização de vítimas presas em estruturas colapsadas, atendendo as especificações da ONU, quanto ao atendimento emergencial de ordem internacional, o que torna os bombeiros do Amazonas ainda mais qualificados”, afirmou o Capitão Cleyton Cruz.

Nos treinamentos práticos, os participantes são colocados frente a um cenário simulado de desastre e tem tempo determinado para executarem as técnicas e procedimentos de busca e resgate. Além do atendimento rápido a possível vítima soterrada, aplicando técnicas de escuta, os bombeiros devem ainda relatar os danos presentes nas edificações, descrever ferramentas e equipamentos que podem ser utilizados.

Para coordenador-geral do curso, Major Justamante, do Corpo de Bombeiros do Amazonas, a requalificação e a troca de experiência com outro Estado, é importante.

“A nossa meta é manter o preparo constante de nossos militares no atendimento as vítimas, sejam em situações locais ou na esfera internacional”, finalizou o militar.

Artigo anterior“Esperamos fazer no Senado uma tramitação bem mais rápida”, diz Eduardo Braga
Próximo artigoManauscult lança edital de apoio a grupos folclóricos