A pesquisa Datafolha sobre o segundo turno em São Paulo, divulgada na madrugada desta terça-feira (24) e que revelou um novo crescimento de Guilherme Boulos (PSOL) na disputa, mostra que o líder do MTST vem conquistando eleitores que votariam em branco, anulariam o voto ou que estavam indecisos.

A menos de uma semana para o pleito, o levantamento aponta que, em votos totais, Bruno Covas (PSDB) caiu de 58% na pesquisa da semana passada para 55%. Já Boulos fez o caminho inverso: subiu de 42% para 45%. Agora, a diferença entre os dois candidatos, que já chegou a ser de mais de 20 pontos, é de apenas 10 pontos percentuais.

A quantidade de pessoas que descartavam os dois candidatos na pesquisa anterior caiu cinco pontos percentuais, mesma grandeza de crescimento registrada para o candidato do PSOL.

Contudo, a taxa de indecisos ainda é elevada em comparação a eleições anteriores. Há uma parcela de 21% que ainda não estão certos sobre a decisão. Entre os eleitores do atual prefeito, quanto de Boulos, a taxa dos que podem mudar o voto é de 14%.

m dos principais motivos que explicam o crescimento de Boulos na pesquisa, segundo o diretor do Datafolha, Alessandro Janoni, é o tempo de propaganda eleitoral equivalente para os dois candidatos.

Ele também destaca o papel da vice da chapa do PSOL, Luiza Erundina, assim como a frente ampla de esquerda formada recentemente por Ciro Gomes (PDT), Flavio Dino (PCdoB), Lula (PT) e Marina Silva (Rede).

Artigo anterior“É mais uma homenagem aos nossos professores”, diz Arthur Neto ao garantir repasse do Fundeb  
Próximo artigoPF mira juízes de Sete Lagoas por propinas em processos de falência; Justiça bloqueia R$ 65 milhões