Após 192 dias de campanha de vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o Brasil ultrapassou a marca de mais de 100 milhões de pessoas que receberam pelo menos uma dose contra a enfermidade.

Até esta quarta-feira (28/7), 97,65 milhões de pessoas foram imunizadas com a primeira dose. E 3,91 milhões de pessoas receberam a proteção da Janssen, que é de dose única. A soma mostra 101,56 milhões de brasileiros vacinados.

Os dados são publicados pelo LocalizaSUS, plataforma de prestação de contas do Ministério da Saúde, e foram analisados pelo Metrópoles.

Iniciada em 17 de janeiro, a campanha de imunização contra a Covid-19 enfrentou problemas, como falta de doses, que ocasionou até mesmo a interrupção do processo em diversas cidades.

Desde o início da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu 175,8 milhões de doses da vacina. As secretarias de Saúde aplicaram 134,6 milhões, entre primeira, segunda e única dose.

Ao todo, o Brasil registrou 19,7 milhões de casos de Covid-19 e 552 mil óbitos decorrentes de complicações da doença.

Em detalhe

A vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, com tecnologia da farmacêutica chinesa Sinovac, foi a primeira a ser aplicada no país.

A Coronavac representa 37,8% das doses no Brasil – ou seja, já chegou ao braço de 49,1 milhões de brasileiros entre primeira e segunda aplicações.

Nesse contexto, a Coronavac é a segunda vacina mais usada no país, ficando atrás apenas da AstraZeneca, com 48,1%, o que significa 62,5 milhões de doses aplicadas. A AstraZeneca é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com tecnologia da Universidade de Oxford.

Completam o roll de vacinas usadas no Brasil a americana Pfizer, desenvolvida em parceira com o laboratório alemão Biontech, com 14,3 milhões de doses aplicadas (11% do total), e a Janssen, empresa do grupo Johnson & Johnson, com 3,9 milhões de doses administradas, o que representa 3% da campanha.

Veja doses aplicadas por laboratório:

  • AstraZeneca: 48,1% – 62,5 milhões
  • Coronavac: 37,8% – 49,1 milhões
  • Pfizer: 11% – 14,3 milhões
  • Janssen: 3% – 3,9 milhões
Ranking

Os estados que mais completaram a imunização, ou seja, duas doses ou dose única, são Mato Grosso do Sul, com 31,82% da população totalmente protegida, Rio Grande do Sul (25,47%), São Paulo (20,78%), Espírito Santo (19,87%) e Santa Catarina (18,78%).

Já as unidades da Federação que menos vacinaram são Amapá (10,74%), Rondônia (13,17%), Tocantins (13,32%), Acre (13,55%) e Maranhão (13,84%).
Planejamento

A expectativa do Ministério da Saúde é que até meados de setembro toda a população acima de 18 anos esteja vacinada com a primeira dose da vacina. O anúncio ocorreu na terça-feira (27/7).

“Nossa expectativa é atingir a população acima de 18 anos vacinada até o começo de setembro. A partir daí, vamos discutir a redução no intervalo da dose da Pfizer, assim a gente avançaria com a segunda dose em um número maior de pessoas e também os abaixo de 18 anos”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O chefe da pasta também anunciou que adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos na vacinação contra a Covid-19, com prioridade para portadores de comorbidades.

Artigo anteriorForça Tática detém, na zona norte, sete indivíduos com produtos furtados de shopping center
Próximo artigoJornalista acusa diretor da TV “Encontro das Águas” de praticar de “rachadinha” no órgão e de se apropriar de diárias