Escrita, poesia e teatro são algumas das atividades a que se dedica Dorival Querino de Carvalho, no campo das artes. Há 41 anos na capital do Amazonas o artista, natural de São Joaquim da Barra, São Paulo, tornou-se cidadão de Manaus na tarde da quinta-feira (28/11) em uma sessão solene em que lhe foi entregue o Diploma de Cidadão de Manaus proposta pelo vereador Professor Gedeão Amorim (MDB).

No auditório Zany dos Reis, da Câmara Municipal de Manaus (CMM) reuniram-se para prestigiar este importante momento os familiares, amigos e admiradores do talentoso artista que escolheu Manaus como seu lar. Para o propositor da sessão, Professor Gedeão Amorim, a contribuição de Dori Carvalho à sociedade amazonense merece total reconhecimento e a homenagem na Câmara Municipal é apenas uma das formas de condecoração que lhe podem ser feitas.

Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM

“A Câmara Municipal de Manaus tem esta prerrogativa de prestar homenagens a pessoas ilustres, Dori é nosso colega aqui na casa, mas não é pelo coleguismo que temos e sim pelo artista e homem de contribuição intensa nas artes e cultura em nossa cidade. Não homenageá-lo seria como colocar um pano sobre os olhos à alguém que está tão próximo, portanto hoje dedicamos esta festa sob a presença de muitos amigos e personalidades representantes da cultura no Amazonas” afirmou o vereador.

O homenageado ainda emocionado com a solenidade agradeceu o diploma recebido e com o famoso amazonês declarou o seu amor por Manaus “Me sinto honrado com esse título de cidadão de Manaus, me sinto orgulhoso e cheio de ‘pavulagem’ por depois de 40 anos vivendo em Manaus, receber esta espécie de batismo e certidão de renascimento e estou muito feliz. Manaus se tornou a minha cidade e eu me tornei de Manaus com muita alegria” afirmou. 

Histórico

Dori Carvalho nasceu em 11 de junho de 1955 em São Joaquim da Barra, São Paulo. É ator, escritor, cronista, poeta e diretor de teatro. Pai de Júlia Carvalho e Fernando Carvalho, o artista cedo teve contato com as obras de grandes escritores que influenciaram suas obras, tanto na forma quanto no conteúdo. Em 1978 chegou a Manaus e criou  uma livraria de ciências humanas e artes contribuindo assim com o estímulo da população à leitura.

Foi por meio da livraria denominada ‘Maíra’ que conheceu o amigo Tenório Telles, também escritor e poeta, que durante a homenagem contou a influência de Dori Carvalho em sua formação intelectual.

“Eu não seria quem eu sou e como sou hoje se não tivesse tido a felicidade de encontrar aquela livraria, pois somos o resultado de todas as nossas experiências, de vivências, perdas e ganhos. Hoje tenho a convicção de que existem pessoas que conhecemos que mudam a vida da gente para sempre, o Dori é uma pessoa que representou luz na vida de muitas pessoas inclusive na minha. Eu não seria o que sou hoje sem a participação do Dori em meu processo de construção”, finalizou.

Artigo anteriorPolícia Civil prende dupla e apreende adolescente, que planejavam roubar mercadinho no bairro Cidade Nova
Próximo artigoIgreja Presbiteriana de Manaus é homenageada na Assembleia