Os 35 anos de carreira musical do cantor e compositor mineiro José Evangelista Torres Filho, o “Torrinho”, foram homenageados, nesta quarta-feira (11), em uma Sessão Especial, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), de propositura do vereador Waldemir José (PT). A sessão foi presidida pelo presidente da Casa Legislativa vereador Bosco Saraiva (PSDB).

Torrinho é o responsável pela musicalização do poema “Porto de Lenha”, de autoria do jornalista e imortal da Academia Amazonense de Letras, Aldísio Filgueiras. A música é considerada por alguns o “hino marginal” de Manaus.

Em seu discurso de agradecimento “Torrinho” lembrou a infância no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro – após a morte do pai a família se mudou de Belo Horizonte (BH), para a capital fluminense -, e a vinda da família para Manaus. Ele dedicou a homenagem à mãe, a costureira Cândida Maria de Brito Torres – falecida no ano passado -, e também ao pai, o militar do Exército Brasileiro José Evangelista Torres.

“Por várias vezes a produção local é deixada de lado, em segundo plano, apesar do material aqui produzido não deixar a desejar a nenhum outro”, observou o vereador Waldemir José, em seu discurso na tribuna.

Outros parlamentares como os vereadores Rosivaldo Cordovil (PTN), Professor Bibiano (PT) e Arlindo Júnior (Pros), além de destacarem a homenagem como justa, lamentaram a falta de mais políticas públicas na área cultural, seja no Estado ou no município, que incentivem não só a produção, mas também a divulgação do material produzido.

Tal postura também foi cobrada por Aldísio Filgueiras, durante o seu pronunciamento e do compositor e professor universitário Célio Cruz, que esteve presente à solenidade. “As políticas públicas devem sair daqui da Câmara e da Assembleia (Assembleia Legislativa do Estado). A Câmara Municipal deve estar alerta para o que ocorre em Manaus”, frisou Aldísio. Segundo Célio Cruz, a Casa Legislativa deve defender a cultura local, pois a mesma gera empregos e pode gerar recursos ao Estado, como ocorre em várias partes do mundo.

Artigo anteriorCabo Maciel pede apoio dos deputados para aprovação de projetos em benefício dos policiais militares
Próximo artigoHouse 22 oferece futebol, feijoada, caipirinha e música amanhã no primeiro dia de jogos