A Câmara Municipal de Manaus (CMM) sediou a cerimônia de premiação do Concurso de Poesia do Projeto Universo Poético da Mulher Amazonas. O evento, promovido pela Academia de Letras do Brasil – seccional Amazonas, aconteceu no Auditório Zany dos Reis na última quinta (28) e reuniu escritoras, poetisas e alunas participantes do projeto. O vereador Gilmar Nascimento (PSD) representou a Câmara Municipal de Manaus na solenidade de premiação.

O projeto contemplou 56 alunas do ensino médio, de escolas públicas e privadas e teve como principal objetivo buscar novos talentos na poesia feminina no Estado do Amazonas. Durante o evento foram revelados os nomes das três primeiras colocadas e foi entregue certificados para todas as participantes do concurso. “Esse projeto foi pensado, considerando a história da literatura amazonense, espaço hoje onde a predominância é masculina, e a mulher busca um espaço no cenário literário”, explicou a poetisa Maria Belém de Oliveira Maués, coordenadora do Projeto Universo Poético da Mulher Amazonas.

O vereador Gilmar Nascimento, representando a Câmara Municipal de Manaus, elogiou os talentos revelados através do concurso de poesia e destacou a sensibilidade da mulher e a sua habilidade em expressar sentimentos.

A aluna Eduarda Oliveira, da Escola da Polícia Militar Áurea Pinheiro conquistou o primeiro lugar com a poesia “Somos o Universo”. A segunda colocada foi Rana Paloma Vieira Rodrigues, da Escola Estadual Senador Petrônio Portela, com a poesia “Eu Lírico”. A aluna Geovana Ayssa Viana Almeida, do Colégio da Polícia Militar Eduarda Oliveira, conquistou o terceiro lugar com a poesia “Olhos de Fogo”. A solenidade também homenageou as mulheres que escrevem poesias no Estado do Amazonas, com entrega de medalhas.

A mesa de autoridades foi composta pelo vereador Gilmar Nascimento, a presidente da Academia Brasileira de Letras no Amazonas Cecília Rodrigues, coordenadora do Projeto Universo Poético da Mulher e membro da ABL, Maria de Belém de Oliveira Maués, a representante da Associação dos Escritores do Amazonas, Raimunda Gil Skaken, a presidente da Associação de Jornalistas e Escritores do Amazonas, Kátia Colares Ribeiro e a representante do secretário de educação, Vicente Nogueira, Francisca Cunha Lima.

Artigo anteriorMega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 44 milhões
Próximo artigoBrasileiro Lucas Vicente é campeão mundial júnior de surfe