Durante a Sessão Plenária da quarta-feira (19) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) cobrou o retorno dos mutirões de cirurgias de catarata nos municípios do interior do Amazonas. O parlamentar ressaltou a importância das intervenções oftalmológicas para as pessoas interioranas.

“Quero fazer um apelo ao Governo para que possa atender esse pedido e que possamos voltar com esse mutirão de cirurgias eletivas no interior. Existe uma grande necessidade devido ao número de pessoas que estão vindo do interior para a capital ou que esperam há anos por uma vaga para a realização dessa cirurgia”, afirmou.

Sobre a doença

A catarata é uma anormalidade que atinge os olhos, ou seja, uma opacidade do cristalino (lente natural do olho), deixando a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada dificultando tarefas como ler ou dirigir um carro e em muitos casos leva a cegueira completa.

O único tratamento curativo da catarata é o cirúrgico, e consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada lente intraocular.

Artigo anteriorJosué Neto diz que Pesquisa da Unicamp visa atacar Programa Novo Mercado de Gás, proposto por Bolsonaro
Próximo artigoAmazonas Filarmônica apresenta o concerto “Septeto de Beethoven” no Teatro Amazonas