ROMA, 29 NOV (ANSA) – O presidente da China, Xi Jinping, anunciou nesta segunda-feira (29) o envio de 1 bilhão de doses de vacinas anti-Covid para a África.

Enquanto 43% da população global já está totalmente vacinada contra o novo coronavírus, esse índice é de apenas 7,2% no continente africano, de acordo com o portal Our World in Data, e essa disparidade deixa espaço para o surgimento de novas variantes, como a Ômicron.

Participando online de um encontro China-África, Xi disse que o país vai doar 600 milhões de doses diretamente, enquanto outras 400 milhões chegarão de outras fontes, como investimentos em fábricas no continente.

Em setembro passado, a China já havia prometido doar 100 milhões de vacinas para países em desenvolvimento. O gigante asiático investe pesadamente na África e é acusado de usar seu poderio financeiro e agora suas vacinas como ferramentas de dominação diplomática.

“Precisamos priorizar a proteção de nossas populações e a redução da disparidade na vacinação”, afirmou Xi. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também já prometeu doar mais de 1 bilhão de doses para nações em desenvolvimento. (ANSA).

Artigo anteriorPrefeitura recebe embaixador da Irlanda no Brasil, no Museu da Cidade de Manaus
Próximo artigoVariante Ômicron retém 230 brasileiros na África do Sul, diz Itamaraty