Os smartphones já fazem parte do cotidiano da população, mas a pandemia intensificou muito o uso de celular, um aumento de 88%, de acordo com estudo realizado pela Squid, empresa especializada em marketing de influência. Para se manter conectado e poder o usar os aparelhos durante todo dia, as pessoas criam alguns hábitos que provocam aumento no consumo de energia e podem danificar o equipamento como manter o carregador na tomada ou deixar o celular a noite toda carregando.

Com intuito de contribuir com os milhões de usuários brasileiros, o responsável pela unidade de negócios da Anker no Brasil, Marcus de Paula Machado, elencou alguns mitos e verdades sobre carregadores que ajudarão a melhorar o desempenho dos dispositivos, além de trazer dicas de como otimizar seu uso.

Usar o smartphone enquanto ele carrega danifica a bateria. 

MITO.  Hoje, as tecnologias de carregamento e bateria são bem mais avançadas e não há mais preocupação em utilizar o aparelho enquanto carrega. Mas utilizar carregador de baixa qualidade ou falsificados podem danificar o dispositivo. Por isso, escolha sempre marcas conhecidas, produtos com selo do Inmetro e compre em lojas autorizadas.

1. Você deve carregar um aparelho recém comprado até 100% antes de poder utilizá-lo.

MITO. Todos os carregadores e a maioria dos modelos de aparelhos celulares comercializados oficialmente possuem baterias de lítio, as quais funcionam com maior eficiência quando carregadas entre 40% e 80%. “O tipo de bateria pode ser verificado nas inscrições como Li, Li-Ion, Li-Po na etiqueta do produto ou nos manuais que o acompanham. Tendo em vista que leis que garantem a segurança do transporte de eletrônicos com bateria exigem que estes sejam transportados com 50% de carga, você pode utilizar seu dispositivo assim que tirá-lo da caixa sem problemas”, explica Marcus.

2. Deixar o celular carregando depois que ele chegar a 100% estressa a bateria. 

VERDADE. Como dissemos anteriormente, essas baterias operam melhor quando estão entre 40% e 80% de carga. Contudo, os celulares hoje em dia são inteligentes e possuem um circuito de proteção que corta o carregamento quando o dispositivo está totalmente carregado.

3. Desconectar o aparelho do carregador antes que ele esteja completamente carregado impacta negativamente na vida útil da bateria. 

MITO.  O recomendado é justamente o contrário. O Ideal é carregar seu aparelho quando a bateria chegar a 10%, além disso, carregar continuamente sua bateria por um longo período pode estressá-la.

4. É errado carregar o seu aparelho até 100% e depois usá-lo até 0% para fazer a manutenção da bateria.

VERDADE. Novamente, como estamos falando de baterias modernas feitas de lítio, colocá-las nos extremos definitivamente não é a melhor escolha.

Sobre a ANKER
A Anker, empresa norte-americana fundada em 2011, comercializa linhas de power banks, carregadores, cabos, caixas de som, fones de ouvido e acessórios para smartphones. Alguns dados sobre a Anker:

  • Criada em julho de 2011, na Califórnia, Estados Unidos.
  • Cobertura global e presença em mais de 100 países;
  • Os produtos da linha de energia da Anker são distribuídos com exclusividade pela Positivo Tecnologia, desde 2018.
  • Mais de 30 milhões de clientes no mundo;
  • 41 modelos de acessórios estão disponíveis no mercado brasileiro;
  • Líder em vendas de tecnologia de carregamento na Amazon dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Canadá;
  • Desenvolvedora da tecnologia PowerIQTM, tecnologia patenteada pela Anker que identifica o dispositivo do usuário e se adapta automaticamente às especificações de cada aparelho, independentemente do sistema operacional e da fabricante, de forma a garantir melhor performance dos produtos com segurança;
  • Reconhecida pela premiação IF Design Award 2017, na categoria de produtos.
Artigo anteriorAfinal de contas, consumir aveia engorda ou emagrece?
Próximo artigoEnsino a distância teve aumento de 378,9% nas vagas em 10 anos