O São Paulo se encontra em um momento conturbado no Campeonato Brasileiro. A quatro pontos da zona de rebaixamento, o time comandado por Hernán Crespo vem de cinco empates consecutivos, tendo marcado apenas dois gols na sequência. A falta de bolas nas redes adversárias pode ser consequência do alto número de cruzamentos sem efetividade.

Segundo o Footstats, o Tricolor paulista é a equipe que mais cruza na competição nacional. Até o momento, foram 641 no total. Em média de tentativas por jogo, o clube do Morumbi só fica atrás do Santos, com 25,64 contra 26,46.

Apesar de apostar tanto no fundamento, o São Paulo tem o quinto pior aproveitamento em cruzamentos no Brasileirão. A média de acertos é de 18,25%. Somente Atlético-GO, Grêmio, Santos e Fluminense são menos efetivos no quesito.

No empate sem gols com o Cuiabá, na última segunda-feira, o time de Crespo optou mais uma vez por concluir as jogadas em cruzamentos, mas pouco produziu. Foram 26 tentativas, mas somente cinco certos.

O São Paulo tem a pior média de gols por partida no Campeonato Brasileiro, com 1,8. Dos 20 tentos em 25 partidas, sete foram com assistências de cruzamento. Quem mais se beneficiou com a aposta ofensiva foi Rigoni, que já marcou dois gols dessa forma na competição.

Em entrevista coletiva após o empate contra o Santos, na última quinta-feira, Crespo defendeu o uso de cruzamentos. Na ocasião, o Tricolor cruzou 36 vezes, sendo quatro corretamente.

“É uma das situações para atacar. Nesse caso, contra uma equipe muita fechada como o Santos, o São Paulo tentou ser protagonista e jogar no campo do rival. O adversário se fechou atrás, e deveríamos entrar por fora. Eles se fecharam por dentro, então deveríamos tentar por fora”, disse. (Gazeta Esportiva)

Artigo anteriorInscrições abertas para 6º Seminário Internacional do Programa Trabalho Seguro
Próximo artigoApós apoiar veto, Damares diz que vai lançar programa para distribuir absorventes