Desde o início deste ano, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) tem articulado a política de manejo sustentável do babaçu, para o Amazonas, com o objetivo de estabelecer uma nova matriz econômica. Para evidenciar o potencial do fruto na região, no dia 03 de agosto, às 8h da manhã, a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento irá expor, pela primeira vez, os produtos e subprodutos da cultura do fruto, no hall da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

A exposição contará com a participação de comunidades familiares extrativistas de Barreirinha e Boa Vista do Ramos, municípios que, atualmente, são os principais produtores do babaçu, no Amazonas. Entre os produtos expostos estarão artesanatos, cosméticos e alimentos.  “O evento vai funcionar como uma vitrine, para mostrar aos amazonenses o potencial e a qualidade que temos no manejo do babaçu, e, por consequência, estabelecer uma nova matriz econômica para a região. Este mês, inclusive, viajamos até o Maranhão, um dos maiores produtores do fruto, no Brasil, para conhecer o processo produtivo e, posteriormente, empregar suas técnicas em nossa região”, explicou o presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Aleam, deputado estadual Sinésio Campos.

Uma Comissão Especial (CE) – criada pelo deputado Sinésio com o intuito de discutir as diretrizes desse manejo, na Aleam – realizará uma nova visita técnica à Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas do Lago do Junco (COPPALJ), no Maranhão, de 03 a 07 de agosto. “O aprimoramento do manejo do babaçu significa mais emprego e renda para as famílias que manuseiam o fruto, qualificação da mão de obra e fortalecimento da economia com base na sustentabilidade ambiental”, finalizou Sinésio.

Artigo anteriorDeputado Cabo Maciel visitou a Unidade Prisional de Tabatinga
Próximo artigoBolsonaro diz que general Luiz Eduardo Ramos é nota 9