O Comitê Municipal de Enfrentamento de Mortalidade Relacionada ao Trabalho, com participação da Prefeitura de Manaus, promoveu reunião, ontem (8/8), para apresentar o seu primeiro Boletim Informativo. Composto por entidades governamentais e não-governamentais, o Comitê atua de forma técnica-científica e educativa no acompanhamento da execução de políticas públicas no combate aos acidentes e mortes relacionadas ao trabalho.

De acordo com a presidente do Comitê e representante titular do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Manaus), a engenheira de segurança do trabalho Ercília Souza, a primeira edição do Boletim Informativo foi desenvolvida para fortalecer a divulgação do trabalho realizado pelo Comitê, abordando os objetivos, conceitos legais e o fluxo para notificação de acidentes de trabalho.

“A próxima edição trará a consolidação das estatísticas de acidentes e mortes relacionadas ao trabalho em Manaus, a partir de informações levantadas em instituições como o INSS e o próprio Cerest/Manaus. Muitas vezes o mesmo acidente é recorrente em determinados locais de trabalho, e a visualização das estatísticas no Boletim vai permitir estabelecer ações de prevenção de acordo com essas informações”, explicou Ercília Soares, informando que a intenção é lançar dois boletins por ano.

Composição

O Comitê Municipal de Enfrentamento de Mortalidade Relacionada ao Trabalho é composto pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), representada pelo Cerest/Manaus, Distritos de Saúde (Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), departamentos de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) e de Informação, Controle, Avaliação e Regulação (Dicar), além de representantes do Cerest/Amazonas, Superintendência Regional do Trabalho, Ministério Público, Delegacia de Polícia Civil, Conselhos Regionais, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fiocruz/Amazônia, Conselho Municipal de Saúde, Fundação de Vigilância em Saúde, Comissão Intersetorial do Trabalhador de Manaus, Central Única dos Trabalhadores (CUT/AM), Força Sindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado do Amazonas e União Geral dos Trabalhadores (UGT/AM).

Para o representante da Força Sindical, Henrique José dos Santos, o trabalho realizado pelo comitê é de extrema importância para o desenvolvimento de ações de prevenção. “Como representante de trabalhadores, podemos levar as informações e temas abordados nas reuniões do comitê para as empresas e sindicatos, tentando minimizar os riscos e erradicando os acidentes e mortes relacionadas ao trabalho”, afirmou Henrique José.

As reuniões do Comitê acontecem sempre na segunda quarta-feira de cada mês. A próxima está marcada para o dia 12 de setembro.

Artigo anteriorMPF apura execução e entrega de exames de colo do útero nos municípios do Amazonas
Próximo artigoSuperior Tribunal de Justiça elege membros para o TSE e Mauro Campbell é um dos escolhidos para corte eleitoral