Enquanto uma empresa tradicional de sistema linear é restrita e tem recursos escassos, organizações exponenciais conseguem ampliar seu potencial por meio da abundância de possibilidades de crescimento. Como fazer isso é o tema do livro Lições para você construir negócios exponenciais, de autoria de José Paulo Pereira Silva.

A obra apresenta o conceito criado em 2014 para diferenciar empresas que tinham crescimento muito superior à média do mercado em um curto espaço de tempo. No geral, a capacidade de crescimento de uma organização disruptiva chega a ser dez vezes mais rápida do que a de suas concorrentes, por conta principalmente do uso da inovação.

Para caminhar nesta direção, o autor mostra que é preciso ir além da tecnologia e contar com atributos internos, as “ideias”, e externos, a “escala”. Enquanto esta passa pelo uso de algoritmos para decisões mais assertivas e ativos baseados em informações, os atributos internos incluem interfaces que conectam sistemas e autonomia para as equipes atuarem de forma descentralizada.

O papel do líder é determinante neste sentido. A obra ressignifica esse conceito e indica que a liderança exponencial pode ser exercida, inclusive, por outros integrantes de um mesmo grupo, dependendo do momento e dos desafios da organização. É preciso guiar pelo exemplo, ou seja, por meio de ações e atitudes constantes que inspiram e influenciam pessoas.

O autor deixa, ainda, a lição de que a cultura de uma empresa não deve ser implantada, mas plantada e cultivada para que ela cresça com o empreendimento até se tornar a essência do negócio. Quais são os valores fundamentais em sua vida? Quais princípios estão presentes em todas as suas ações e aspirações? São algumas das questões que colocam o leitor a pensar.

As habilidades de líderes exponenciais

Um dos conceitos apresentados no livro é o de liderança exponencial. São 11 habilidades que caracterizam esse perfil disruptivo e que o autor destaca como fundamentais para motivar as equipes e escalonar os resultados: 

  1. Cultura
  2. Visão
  3. Impacto
  4. Influência
  5. Conexão com novas tecnologias e tendências
  6. Agilidade
  7. Desafia o status quo
  8. Catalisador/potencializador
  9. Inspiração
  10. Paixão
  11. Compartilhador de vitórias e conquistas
Artigo anteriorEntenda por que você acorda às 3h da manhã e não consegue mais dormir
Próximo artigoEletrodoméstico mais presente nos lares brasileiros, geladeira é responsável por 20% da conta de luz; veja como economizar