Profissionalizar o turismo de base comunitária no Amazonas e fomentar o desenvolvimento econômico do Estado em moldes sustentáveis foram as diretrizes para a realização da primeira Oficina de Turismo para Unidades de Conservação Estaduais, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) de 11 a 18 de março.

Ao todo, 63 comunitários de duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) foram capacitados para alavancar o setor turístico no interior.

As oficinas foram realizadas na RDS do Juma, situada em Novo Aripuanã, e na RDS Piagaçu Purus, que abrange áreas dos municípios de Anori, Beruri, Tapauá e Coari. O curso foi dividido em dois módulos, sendo o primeiro sobre Valores na Prestação dos Serviços Turísticos e, o segundo, sobre Operações Ecoturísticas, ministrado em aulas teóricas e práticas.

“Fizemos um intenso de três dias em cada RDS, em que foram abordados pontos importantes para a identificação de atrativos, elaboração de roteiros, especificações para trilhas terrestres e aquáticas com suporte de informações técnicas para a execução de alguns protocolos nas atividades de turismo”, disse Kleber Bechara, assessor técnico da Sema, que ministrou os cursos.

Foto: Divulgação/Sema

Com as oficinas, os comunitários receberam as primeiras capacitações para receber visitantes e prestar serviços relacionados à realização de passeios, hospedagem e alimentação, conforme reforça o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

“O Amazonas tem uma vocação para o turismo inigualável, ainda mais quando trata-se de Unidades de Conservação Estaduais. Ao todo, são 18 UC de uso sustentável, geridas pela Sema, com atrações especiais e muito potencial a ser desenvolvido. A ideia é que possamos incentivar as populações tradicionais a assumirem, cada vez mais, o protagonismo na prestação desses serviços, contribuindo para a geração de renda sustentável e conservação das nossas áreas protegidas”, disse.

Próximas oficinas – As RDS Uatumã, Matupiri e Igapó-Açu serão as próximas Unidades de Conservação do Estado a receberem as oficinas de capacitação, em datas que serão confirmadas em breve. O cronograma de 2020 será reavaliado, conforme as determinações governamentais para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas.

Artigo anteriorPrefeitura suspende atendimento presencial da Manauscult a partir de segunda-feira
Próximo artigoQual a diferença entre usar o álcool em gel ou álcool comum?