Centenas de jovens e crianças de todo o mundo (refugiadas ou não) estão participando da segunda edição do concurso de arte “Juventude #ComOsRefugiados”, promovido pelo ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), cuja tema é “O esporte nos une”. Até o dia 25 de junho, quem tem entre 10 e 30 anos de idade poderá enviar desenhos para a concurso, por meio do site acnur.org.br/concurso. Cerca de 500 desenhos de 70 países já foram submetidos.

O objetivo desta iniciativa é dar visibilidade à força que o esporte tem para unir as pessoas e gerar esperança. Neste ano, o concurso é especial: os melhores desenhos serão convertidos no design da #BolaDosSonhos (#DreamBall), que será fabricada e vendida para financiar projetos esportivos de apoio às pessoas refugiadas em todo o mundo. As bolas serão produzidas pela Alive and Kicking, única fabricante de bolas sem fins lucrativos em todo o mundo.

Foto: Felipe Irnaldo

Os melhores desenhos também serão compartilhados nas redes sociais do ACNUR em todo o mundo e apresentados em uma exposição digital. Os finalistas receberão prêmios especiais e lembranças do ACNUR. Não há premiação em dinheiro.

“Iniciativas como essa fortalecem a convivência pacífica entre pessoas refugiadas e as comunidades que as acolhem. As práticas esportivas ajudam os refugiados a serem integrados na sociedade, fazerem amigos e a desenvolverem um sentimento de pertencimento no novo local. Além disso, essas pessoas trazem consigo experiências, culturas e capacidades diversas de contribuições ao país”, afirma Luiz Fernando Godinho, Oficial de Comunicação do ACNUR no Brasil.

Artigo anteriorAdvogado tributarista alerta: ‘A Receita Federal está de olho no seu PIX’
Próximo artigoPúblico de 45 a 51 anos será atendido neste sábado em 57 pontos de vacinação contra a Covid-19