A dieta da banana matinal, conhecida também por “Dieta Asa-banana”, consiste em comer apenas bananas, à vontade, no café da manhã e, após 15 a 30 minutos, beber água à temperatura ambiente ou chá sem açúcar e à vontade. O regime foi criado no Japão em 2008 por uma farmacêutica especialista em medicina preventiva.

A dieta pode ajudar na perda de peso, pois a banana é uma fruta rica em fibras que ajudam a controlar a fome ao longo do dia. Ela também diminui a ansiedade e compulsão alimentar, já que tem boas quantidades de triptofano e magnésio, responsáveis pela melhora do humor e relaxamento.

No entanto, ainda não existe comprovação científica sobre o efeito desta dieta para a perda de peso. Por isso, é recomendado fazer uma consulta com nutricionista para avaliar o estado de saúde e as necessidades nutricionais, elaborando um plano alimentar individualizado.

Como fazer a dieta

Algumas recomendações da dieta matinal da banana para ajudar na perda de peso incluem:

  • Comer apenas bananas ao natural no café da manhã, na quantidade que desejar;
  • Mastigar bem os alimentos, para dar tempo da sensação de saciedade chegar até ao cérebro, indicando que o estômago está cheio e que é o momento de parar de comer;
  • Beber bastante água ao longo do dia, pois a água ocupa espaço no estômago, ajudando a diminuir a fome;
  • Jantar cedo, comendo até 3 horas antes de dormir e no máximo até as 20h;
  • Manter uma dieta balanceada no resto do dia, incluindo vegetais, cereais integrais, proteínas magras e leguminosas. A criadora da dieta também recomenda priorizar comida japonesa e arroz;
  • Ter boas noites de sono, indo deitar antes da meia noite e dormir por pelo menos 7 horas;
  • Acordar com calma e sem despertador, pois pode causar irritação em algumas pessoas pela manhã, contribuindo para aumento da ansiedade e compulsão alimentar.

Além disso, é recomendado praticar atividade física regularmente, para ajudar no bem estar geral e no emagrecimento.

Durante a dieta matinal da banana é importante evitar a ingestão de alimentos com muito açúcar, como doces, sorvetes e refrigerantes, e de alimentos muito gordurosos, como frituras, salgadinhos, pizza ou fast food.

Cardápio da dieta da banana

A tabela a seguir traz um exemplo de 3 dias de cardápio da dieta da banana para emagrecer:

Este cardápio é apenas um modelo de dieta que varia de acordo com as preferências, estado de saúde e o gasto calórico individual. Por isso, o ideal é ter o acompanhamento de um nutricionista para uma avaliação completa e um plano nutricional adequado às necessidades de cada pessoa. Com informações do portal Tua Saúde.

Artigo anteriorNota técnica conjunta reforça que não há restrição ao consumo de pescado oriundo da piscicultura
Próximo artigoDuelo entre Palmeiras e Atlético-MG teve apenas duas finalizações no alvo