Em cerimônia de posse para o biênio 2020-2021, o Presidente Eleito do TCE-AM, Mario Manoel Coelho de Mello, foi empossado na manhã desta segunda-feira (16) no Teatro Amazonas, Zona Centro-Sul de Manaus.

Durante discurso, a presidente do TCE-AM no biênio 2018-2019, conselheira Yara Lins, agradeceu pelo período à frente do Tribunal de Contas do Estado e ressaltou algumas conquistas do TCE-AM durante sua gestão, finalizando com desejo de êxito e muita paz, para o novo presidente Mário de Mello.

Durante sua gestão, o presidente Mario de Mello deseja presidir o Tribunal de Contas do Estado “rejuvenescido, dinâmico, pedagógico, eficiente, eficaz, concomitante, preventivo, forte e repressivo quando necessário, mas sem perder a ternura. […] Com visão de futuro, pautado sempre na lei, no bom senso e no interesse público.”, além de ressaltar o combate à corrupção “Avante guerreiro, a luta contra a corrupção não pode retroceder.”, disse em discurso.

Solenidade de Posse do Conselheiro Mario de Mello como presidente do Tribunal de Contas do Amazonas para o biênio 2020-2021. Fotos: TCE-AM

Também foram empossados o vice-presidente, conselheiro Julio Cabral; o corregedor-geral, Júlio Pinheiro; o ouvidor-geral, conselheiro Érico Xavier Desterro; e a coordenadora-geral da Escola de Contas Públicas, conselheira Yara Lins dos Santos, eleitos em outubro deste ano por aclamação.

Solenidade de Posse do Conselheiro Mario de Mello como presidente do Tribunal de Contas do Amazonas para o biênio 2020-2021

Estavam na cerimônia diversas autoridades do Amazonas, como a Presidente do TCE-AM do biênio 2018-2019, Conselheira Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos; o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima; prefeito de Manaus, Arthur Neto; presidente da Assembleia Legislativa do AM (Aleam), Josué Neto; Presidente do Tribunal de Justiça do AM,  desembargador Yedo Simões; Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Leda Mara Nascimento Albuquerque; presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Joelson Silva; além dos ministros do Superior Tribunal de Justiça, do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Mello, e membros de Tribunais de Contas e do Poder Judiciário, gestores e ex-gestores de todo o país.

Mario Manoel Coelho de Mello

Nascido em Alagoas, o conselheiro-presidente do TCE, Mario de Mello, é casado com juíza amazonense Elza Vitória de Mello, tem oito filhos e seis netos. Ele ingressou na Corte de Contas em setembro de 2015.

Dois anos antes de virar conselheiro, em 2013, ele se tornou cidadão do Amazonas, por meio de título concedido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por seus serviços relevantes prestados ao Estado por quase três décadas em Brasília. Na ocasião, Mario de Mello recebeu o título de Cidadão do Amazonas.

Antes de ser indicado para compor o colegiado da Corte de Contas, Mario de Mello era representante do Governo do Amazonas em Brasília, onde atuou, desde o ano de 1991, no relacionamento institucional do Amazonas junto ao Governo Federal, demais governos estaduais e corpo diplomático brasileiro.

Presidente do TCE-AM, Mario de Mello com sua família

É graduado em Gestão Pública pela Unieuro, em Brasília, e em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Em sua trajetória como conselheiro do TCE-AM, Mario de Mello já ocupou o cargo de ouvidor-geral, presidente da 2ª Câmara e vice-presidente. Idealizou o 1º Simpósio Nacional de Ouvidorias, evento que tem atraído centenas de autoridades para debater as melhorias e o aperfeiçoamento do sistema de ouvidorias. Fonte da Biografia: TCE-AM.

Artigo anteriorMarcelo Serafim volta a chamar atenção para situação crítica na área de saúde no Estado
Próximo artigoArtistas utilizam ‘Natal do Abraço’ como ferramenta de inclusão aos imigrantes