O secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel Vinícius Almeida, fechou parceria com o Consulado da Colômbia em uma reunião, nesta sexta-feira (06/11), na nova sede do órgão, com o cônsul Luís Eduardo Garcia Rojas e a vice-cônsul Mina Paola Guarin Castro.

Na ocasião, foi realizada a entrega dos insumos necessários para o curso de Confeitaria, que será ofertado aos reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM 2) e do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). Serão 15 vagas distribuídas entre internos de origem colombiana e nacional.

O mesmo acordo ainda contempla ajuda de custo para outro curso profissionalizante, Refrigeração e Manutenção de Condicionadores de Ar. Ambos iniciarão no dia 16 de novembro, no CDPM 2, durante manhã e tarde. Esses cursos já fazem parte do programa de ressocialização da Seap “Trabalhando a Liberdade”, e recebe apoio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) que disponibiliza os instrutores.

Segundo Vinícius Almeida, a parceria deve avançar para 2021. “Nós vamos continuar essa parceria ao longo do próximo ano e realizaremos um plano trimestral para acompanhamento do projeto, junto ao consulado da Colômbia”. Outras parcerias serão bem-vindas, conforme o titular da Seap. “Quero deixar a Seap de portas abertas para outros parceiros que queiram colaborar com a ressocialização no Amazonas”.

O cônsul Luís Rojas considera o aporte dado à Seap de grande importância para o governo colombiano. “Para o governo colombiano e para o Consulado da Colômbia em Manaus, o aporte dado a esse projeto é muito importante porque une os dois países e busca a ressocialização dos nossos custodiados no Amazonas, para que quando saiam tenham oportunidade de fazer coisas positivas”.

Artigo anteriorPolícia Militar detém homem por tráfico de drogas na zona norte de Manaus
Próximo artigoO GUARANÁ DE BOLSONARO – Felix Valois