Com o tema “Os Aspectos Jurídicos e Socioambientais da Contaminação por Mercúrio na Amazônia Brasileira”, a Escola Superior de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas (ESO/UEA) promoverá, de 6 (segunda-feira) a 8 (quarta-feira) de maio, o 7º Workshop de Direitos Humanos e Relações Internacionais, das 18h30 às 21h30, na Escola Superior de Advocacia da OAB-AM, localizada na rua São Benedito, nº 99, bairro Adrianópolis, na zona centro-sul de Manaus.

Nesta edição, o workshop traz especialistas em direito ambiental, como o professor Denison Melo de Aguiar, advogado e mestre em Direito pela UEA, a professora Silvia Maria da Silveira Loureiro, doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio) e a professora Maria Elena Crespo López, doutora em Neurociência pela Universidad de Granada, Espanha.O evento contará com palestras, minicursos e uma simulação de mediação socioambiental.

O professor Denison Melo destaca a importância no desenvolvimento de mecanismos e formas de resolução de conflitos na Amazônia. “Nossa importância maior é promover os direitos humanos e defender povos tradicionais e povos indígenas. Se temos um problema ambiental, vamos resolver de outras formas sem termos que chegar a um processo jurídico”, salientou.

Horas complementares – Os participantes somarão uma carga horária de 10 horas complementares, cujos certificados serão disponibilizados no dia 8. Os ingressos custam R$ 20, podendo ser adquiridos através dos números (92) 98219-4649 ou (92) 98226-4236.

Congresso Brasileiro – O workshop será uma preparação para o 1º Congresso Brasileiro sobre os Impactos Socioambientais da Mineração na Amazônia, financiado pelo projeto Procad/Amazônia da Capes, que ocorrerá entre os dias 17 a 19 de setembro em Humaitá, município localizado a 697 km de Manaus.

Esta é uma realização do Núcleo de Mediação e Arbitragem da UEA (MArbiC/UEA), do Programa Rede de Combate à LGBTfobia+, Outras Fobias e Assédios (Propaz/UEA) e da Clínica de Direitos Humanos e Direito Ambiental da UEA, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex/UEA)e do Projeto Sala Verde da UEA.

Confira a programação completa através do link: http://data.uea.edu.br/ssgp/noticia/1/61944-1.pdf  

Artigo anteriorTransmissão ao vivo inaugura centro de mídias em escola de comunidade rural de Nova Olinda do Norte
Próximo artigoAdaf apreende 1.600 quilos de manga na barreira conjunta entre Amazonas e Roraima