A professora Márcia Gonçalves Costa, coordenadora do programa UEA Cidadã, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), recebeu nesta terça-feira, 19, a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcellos Dias. A indicação foi do deputado Adjuto Afonso (PDT), que considera a homenagem uma das mais justas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).  

Márcia Costa, que é professora mestra, doutoranda em Implante Dentário, chegou para a solenidade de entrega acompanhada pela mãe, Maria Denizea Gonçalves Costa, e comentou sobre a emoção em receber a medalha.

“Essa homenagem do deputado Adjuto Afonso é um reconhecimento à docência da UEA, após 15 anos desse trabalho, aos alunos e às comunidades que nos recebem. Pra nós é uma satisfação e orgulho levar saúde às comunidades carentes. Hoje é um grande dia para todos nós”, ressaltou a homenageada.

Para o deputado Adjuto Afonso, autor da indicação, a medalha é mais que merecida pelo trabalho que a professora desenvolve ao lado de 450 voluntários, atendendo pessoas de comunidades carentes, tanto da capital quanto da Região Metropolitana (RMM). Ele avalia que essa comenda é uma das mais importantes concedidas pela Casa Legislativa.

“Essa medalha é uma das mais significativas desta Casa, pois evidencia o trabalho de profissionais essenciais para nossa formação. A professora Márcia, por exemplo, coordena um programa executado por jovens, que ao atuarem nessa ação voluntária, estão aprendendo mais sobre solidariedade e ajudando a salvar vidas”, ressalta o parlamentar.

Márcia Costa é formada em Odontologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), integra o quadro docente da UEA desde 2006, onde coordena o programa UEA Cidadã desde o ano de 2007, promovendo ofertas de cursos com temas de saúde coletiva, biotecnologia e farmácia, no intuito de realizar ações em comunidades, como de prevenção, aferição de pressão, exames de glicemia, massa corporal, aplicação de flúor e palestras de diversos temas como DST, saúde bucal e saúde da mulher e do homem.

Desde o início da pandemia Covid 19, o programa realinhou as atividades e teve ação significativa, levando e reforçando informações preventivas através de lives e grupos de whats app a milhares de pessoas.

A Medalha do Mérito Educacional foi instituída pela Resolução Legislativa nº 459/2009. O nome presta homenagem à professora Ignês de Vasconcelos Dias, nascida em Itacoatiara (distante 176 km de Manaus), em 1921. Ela se tornou referência como educadora no Estado do Amazonas, dedicando a vida ao magistério, até chegar ao cargo de secretária de Estado da Educação.

Artigo anteriorPrefeitura de Manaus oferta cursos para mulheres feirantes
Próximo artigoGoverno cancela anúncio de programa Auxílio Brasil previsto para esta terça