Uma equipe de técnicos especialistas da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) está no município de Codajás (distante 297 quilômetros de Manaus) para avaliar e solucionar de maneira urgente alguns problemas no sistema de abastecimento de água no município.

O trabalho se concentra na avaliação dos reservatórios, nas redes de distribuição e nos poços de captação de água existentes na cidade. Ainda como parte das atividades, está a análise estrutural na encanação e da rede de distribuição, bem como o controle de elementos químicos para o tratamento da água.

Segundo o presidente da Companhia, Armando do Valle, essa força-tarefa é uma ação necessária em Codajás para trazer resultados positivos, por meio da elaboração de relatórios técnicos que analisem objetivamente os principais desafios na cidade.

“Existem inúmeros desafios a serem superados, que foram deixados por gestões anteriores. É orientação do governador Wilson Lima atuar intensamente nos municípios, e temos o comprometimento e uma equipe qualificada para solucionar os problemas, como por exemplo, a situação no bairro Laguinho, em Codajás”, ressalta Armando.

Foto: Filipe Augusto

Vistoria – Durante a vistoria realizada no bairro Laguinho, feita por engenheiros da Companhia, foi realizado o trabalho de medição de pressão no sistema de abastecimento do reservatório e na distribuição de água. Após a análise, foi detectado que a existência de ligações clandestinas e o uso de bombas elétricas ligadas diretamente na rede estavam impedindo o fornecimento de água contínuo para a casa de alguns moradores, principalmente aqueles mais distantes do início da rede.

Conscientização da população – Para o agente da Cosama de Codajás, Rodrigo Pereira, a presença da comitiva técnica no município reforça e identifica o parâmetro dos trabalhos que precisam ser executados, mas é necessário também o trabalho de conscientização da população, que tem sido feito desde o início da nova gestão e que deverá ser contínuo.

“Queremos novamente reforçar a conscientização dos moradores em relação ao uso da água, pois há muito desperdício. Existem residências que usam meios ilegais para ter água em casa, prejudicando a vizinhança. Além disso, enfatizamos que o usuário precisa denunciar tais irregularidades”, afirmou Pereira.

Foto: Filipe Augusto

A comitiva técnica na cidade chamou a atenção de alguns moradores de Codajás, como é o caso do comerciante Marionilson Castro, que disse que a presença da Cosama mostra que estão trabalhando e se esforçando para reverter a falta de água, que por muito tempo foi um fato pertinente na cidade.

“Desde o início do ano percebemos a mudança da Cosama, mas sei que não é de uma hora para outra que o problema vai ser resolvido. Eu espero realmente que melhore para todos, pois aqui onde moro deu certo e pode dar certo nos demais bairros”, frisou o comerciante.

Atendimento intensificado – Em paralelo às atividades operacionais, está sendo realizado o atendimento comercial aos usuários referente aos valores de faturas, permitindo renegociar as dívidas dos clientes e oferecendo propostas de parcelamento para os débitos existentes.

Outra forma de atendimento prestada é através da Ouvidoria da Cosama. Por se tratar de um recurso novo da atual administração estadual, a ação busca divulgar aos usuários que o canal está aberto para receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações, por meio dos números 98855-1000 (WhatsApp) e 4009-1960, todos objetivando aprimorar o atendimento público.

Artigo anteriorTecnologia assistiva é testada em paciente de UTI da FCecon
Próximo artigoEstude outro idioma: FUEA Idiomas está com matrículas abertas para cursos na ESO/UEA