Em momentos de crise sanitária e econômica como a que vivenciamos na atualidade em virtude da pandemia da Covid-19, é necessário buscar respostas rápidas para mitigar os riscos de contaminação da sociedade e adequar a estrutura organizacional das equipes de trabalho às contingências trazidas pela nova realidade.

Dessa forma, o atendimento presencial da Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT11) está suspenso desde o dia 19 de março de 2020.

Entretanto, o trabalho continua normalmente. Para que isso ocorresse, a Ouvidoria do TRT11 preparou-se para manter o atendimento ao cidadão por meio do trabalho remoto.

Como resultado, nesse período de suspensão presencial dos trabalhos, foram recebidas 157 manifestações referentes a solicitações, denúncias, pedidos de acesso à informações, todas relacionadas aos efeitos sociais da pandemia.

Nesse cenário, a Ouvidoria do TRT11 desempenha papel importante e deve estar pronta para superar os desafios da nova realidade de trabalho imposta, fornecendo suporte ao  Tribunal para que possa alcançar seus objetivos com qualidade.

A Ouvidoria do TRT da 11ª Região, mais uma vez, comprova a eficiência de seu objetivo ao aproximar-se, ainda mais, do cidadão.

Canais de acesso

Os canais de acesso à Ouvidoria mais utilizados foram o e-mail e o telefone. Das 157 manifestações do período, 146 foram conclusivas e arquivadas, restando somente 11 demandas que ainda aguardam resolução.

Entre as manifestações recebidas, a maior parte é referente a solicitações, especialmente no que tange à expedição de alvarás, denúncias contra empresas que mantém atitudes contrárias ao isolamento social e pedidos de acesso à informação. Destaca-se que os prazos para respostas às manifestações previstos na Lei de Acesso à Informação (LAI) foram mantidos normalmente.

A Ouvidoria salienta também que tem recebido respostas quase que imediatas das demais unidades judiciárias e administrativas do Tribunal, o que demonstra que a 11ª Região da Justiça do Trabalho segue desempenhando de forma intensa suas atividades em meio à crise gerada pela Covid-19, mantendo a eficiência e qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Atendimento garantido

Para realizar o atendimento ao cidadão com segurança, a Ouvidoria do TRT11 suspendeu apenas seus atendimentos presenciais durante o período de pandemia. As manifestações estão sendo recebidas por meio do e-mail [email protected], pelos telefones (92) 3621-7408 e 3621-7402, inclusive com a possibilidade de chamadas a cobrar, e aplicativo da Ouvidoria disponível no Google Play.

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