O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou em entrevista à CNN na segunda-feira (11) que é importante ouvir representantes da Comissão de Incorporação de Tecnologia do SUS, a Conitec, antes do depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que está marcado para a próxima segunda-feira (18).

Integrantes da CPI vão se reunir por videoconferência na manhã desta terça-feira (12), e Aziz pode marcar ainda para esta semana a votação de um requerimento para ouvir um representante da Conitec ou o médico Carlos Carvalho, coordenador da UTI respiratória do Incor.

Carvalho foi o responsável por pedir o adiamento da análise e da votação pela Conitec a respeito dos remédios sem eficácia, conhecidos como “kit Covid”.

Aziz criticou a demora da Conitec em se manifestar sobre o caso. “A Conitec tem o dever, a obrigação de dar parecer sobre medicamentos não comprovados cientificamente. Ela precisa provar se esses medicamentos podem ser usados nas unidades básicas de saúde”, afirmou.

“Os membros da Conitec estão sendo omissos, estão prevaricando na função deles. E se não houver uma decisão rápida deles, eles terão que responder criminalmente pelos crimes que estão cometendo, sendo omissos e permitindo que ainda se prescreva esse tipo de medicamento em unidades de saúde Brasil afora. Isso é um crime”, acrescentou o senador.

O presidente da CPI também declarou que o adiamento da decisão da Conitec interessa apenas aos laboratórios fabricantes desses remédios. (CNN Brasil)

Artigo anteriorFelicidade
Próximo artigoPrefeitura realiza evento-teste de reinauguração do parque Cidade da Criança