A creche Magdalena Arce Daou, da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Santa Luzia, zona Sul, entregou nesta quinta-feira, 29/7, um kit com livros da literatura infantil, lápis de cor, tinta guache e guloseimas para as 220 crianças da unidade, do maternal 1, 2 e 3. A ação faz parte da programação do projeto “Quinta Literária”, com o tema: “Leitores de Fraldas no Contexto das Aulas Remotas”.

A diretora da escola, Jucilene Seixas, afirmou que o objetivo principal do projeto é resgatar a leitura, junto com os pais ou responsáveis das crianças, dentro do contexto da temática.

“As professoras construíram vídeos para aproximar as famílias da creche e fomentar essas atividades de leitura entre família e creche, algo muito importante. Nós conseguimos manter as crianças com atividades remotas, no qual nosso projeto foi premiado, ficando entre as 100 melhores práticas do país. A importância de manter esse projeto às quintas-feiras também continua em nosso objetivo principal de manter vínculos com as crianças para estarmos mais próximas”, disse.

Há oito anos na creche, a professora Izanete Alegria Paz afirmou que o trabalho pedagógico do projeto tem uma relevância muito grande.

“A gente escolhe uma estória de literatura infantil, reúne a equipe e prepara o trabalho. Nós mesmos gravamos, somos protagonistas, e postamos esses vídeos nos grupos nas redes sociais. Então, os pais, a partir disso, trabalham em casa com as crianças”, contou.

A doméstica Thiena Jamille do Nascimento Gato, 29, mãe do aluno do maternal 2 Davi Lorezno Gato da Silva, 2, ficou satisfeita com a oportunidade de contribuir com o projeto em casa.

“Essa é uma iniciativa muito boa, porque hoje em dia tem pais que não se interessam de fazer uma leitura para as crianças. Esse projeto incentiva os pais a contar estórias para seus filhos. Acho isso muito bom, porque tem pai que não tem tempo e não tem livros em casa. A gente achou uma iniciativa muito boa mesmo esse contato da creche com as famílias”, comentou.

Atividades

O trabalho pedagógico realizado pelas professoras da creche foi destaque no Prêmio “Educação Infantil: Boas Práticas de Professores durante a pandemia”, pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, e ficou entre as 100 melhores práticas pedagógicas de todo o Brasil. Como prêmio, a creche recebeu o valor de R$ 1 mil, destinado para fomentar práticas de leitura dentro da creche. No total, participaram 707 práticas pedagógicas de escolas públicas e privadas na modalidade de todo o Brasil.

O projeto foi realizado no grupo de WhatsApp de cada turma da escola. As professoras faziam a contação de estórias por dramatização da literatura infantil, gravando vídeos. Esse material era enviado e postado no facebook e Instagram da creche municipal.

A premiação recebida da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal foi destinada para a estruturação da sala de leitura e na compra de material pedagógico.

Artigo anteriorPrefeitura implanta mais de 400 metros de rede de drenagem profunda no Parque das Laranjeiras
Próximo artigoMinistério Público vai investigar morte de criança durante ação policial no Cacau Pirêra