Em continuidade ao 4º Festival da Semana do Bebê, promovido pela Prefeitura de Manaus, que tem como tema “Primeira Infância: agora e no futuro”, a creche municipal Eliana de Freitas, localizada na zona Norte, recebeu as diversas parceiras para trabalhar com os pais das 180 crianças atendidas pela unidade as questões relacionadas aos cuidados no pré-natal da mulher, parto e pós-parto. A ação também alertou sobre a importância da caderneta de saúde da criança, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), assistência social, criança e cidadania, além de um espaço de sondagem sobre violências.

O encontro é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Semjel), Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

A assessora da Divisão de Educação Infantil da Semed (DEI), Rosana Dutra, explicou que a ação ocorreu por conta do “Agosto Dourado”, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. “Toda sexta-feira deste mês, nós vamos a uma unidade educacional da Semed tratar sobre diversos temas referentes à primeira infância. Nós convidamos tanto a comunidade escolar quanto a do entorno para termos um dia de entretenimento e conhecimento”, ressaltou.

O apoio com os temas relacionados à saúde é por conta da Semsa, com a técnica em saúde da criança e adolescente, Mara Varela. ”Esse grupo trabalha a primeira infância e a Semsa traz profissionais de saúde falando sobre pré-natal da mulher e do homem, sobre as infecções sexualmente transmissíveis, sobre as vacinas e saúde bucal”, pontuou Rosana Dutra.

De acordo com a gestora da unidade, Gicelia Leal, os pais se envolvem muito nos eventos realizados na creche. “Essa parceria entre educação e saúde é vital. Eles recebem aqui informações precisas sobre esse novo olhar em relação às crianças de 1 a 3 anos. Esse momento faz esse elo entre família, saúde e educação. Os pais ficaram muito mais parceiros desde que começaram a participar desses eventos, porque as informações que eles recebem aqui são preciosas para eles na criação dos seus filhos”.

E quem concordou com a gestora foi a dona de casa Dayane Galis, mãe da aluna Sophia Galis. “Eu aproveito muitas coisas. Essa creche é muito boa, de referência, eu venho para todos os eventos que acontecem aqui e já participei de diversas oficinas porque eu já tive uma filha que estudou aqui e essa agora é a segunda, e sempre participando de tudo que a creche oferece”, afirmou.

Semana do Bebê Manauara

A Semana do Bebê Manauara foi instituída pela Lei municipal nº 2.225 de 2017 e tem como proposta reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia do direito das gestantes, mães, pais e seus filhos. Durante o mês de agosto, são realizados cinco festivais, sendo um por Divisão Distrital Zonal (DDZ)/ Distrito de Saúde (Disa).

A semana possibilita uma avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece às crianças de 0 a 6 anos nascidas e, a partir dessa avaliação, melhorar os serviços públicos para a primeira infância.

Artigo anteriorFuncionário de hotel expõe suposta traição de Saulo Poncio e é demitido
Próximo artigoAssociação de moradores não pode cobrar taxas de não associados, diz TJ-SP