Foto: Reprodução
Compartilhe

Estudar é o sonho de grande parte da população, e pensar na inclusão e acessibilidade nos dias atuais é mais que necessário, para que todos tenham o direito desde ao ensino básico ao superior. Pensando nisso, a Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo, instituições que pertencem ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, promovem no dia 07 de dezembro, a partir das 8h30, o I Encontro Interinstitucional sobre acessibilidade no Ensino Superior, que abrigará o I Encontro de Núcleos de Acessibilidade e a VIII Jornada Ação Docente Inclusiva.

Com transmissão no Youtube, o evento terá abertura com Profº Dr. Luiz Henrique Amaral, Reitor da Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo, e na sequência, palestras sobre “Experiências dos núcleos de acessibilidade e a interlocução com o mercado de trabalho de pessoas com deficiência”, com a Profª Drª Célia Regina da Silva Roche e Profª Drª Sueli Yngaunis. A programação segue com a palestra sobre “A Educação Inclusiva no Ensino Superior na atual realidade brasileira”, com Profº Romeu Sassaki e uma mesa redonda sobre a atuação dos núcleos de acessibilidade no atendimento dos alunos com condições especiais com a presença de docentes da CSED: Profª Drª Adriana Beatriz Botto Alves Vianna, Profª Fernanda Peixoto, Profª Drª Márcia de Borba Campos, Profª Drª. Raquel Nogueira de Araújo Noronha, sob a mediação da Profª Dª. Célia Regina da Silva Rocha.

Já a segunda parte do evento, contará com a presença do Diretor da Escola e Instituto de Tecnologias Assistivas SENAI, Helvécio Oliveira, abordando sobre a “Experiência do SENAI SP na inclusão de pessoas com deficiência”, e do professor da Universidade Federal da Paraíba, Windiz Ferreira, explanando sobre “Acessibilidade no Ensino, Pesquisa e Extensão: crenças capacitistas e oportunidades pedagógicas”.

O evento terá também uma última mesa redonda sobre “Interlocução entre o mercado de trabalho e as instituições de ensino superior: demandas e expectativas”, com a presença do CEO da ICOM Libras e ex-Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, Diretora de Relações Governamentais e Empregabilidade na Turma do Jiló, Marinalva Cruz, Coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo, Dr. José Carlos do Carmo e a Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, Marta Gil, sob mediação da Profª Dª. Sueli Yngaunis.

Para participar, os interessados devem acessar no dia 07 de dezembro, os links de transmissão no Youtube para o primeiro bloco, a partir das 8h30, e o segundo, às 14h.

Serviço:

I Encontro Interinstitucional sobre acessibilidade no Ensino Superior

  • Data: 07/12
  • Horário: das 8h30 às 18h
  • Formato: Youtube
  • Palestrantes:

PROFª DRA. ADRIANA BEATRIZ BOTTO ALVES VIANNA: Pedagoga pela Faculdade de Educação – USP, Mestre e Doutora com ênfase da Educação Especial, pela mesma instituição. Atua como professora responsável nos cursos de Bacharelado em Psicopedagogia e licenciatura em Educação Especial EAD. Coordena o Núcleo de Acessibilidade do Campus virtual do grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

CID TORQUATO: CEO do ICOM – Libras, é advogado, formado pela Faculdade de Direito da USP. Foi Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, conselheiro do CONADE – Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência e Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Escreveu o livro “Empreendedorismo sem Fronteiras – Um Excelente Caminho para Pessoas com Deficiência”, após ficar tetraplégico em 2007, e recebeu o Prêmio Estado de São Paulo para as Artes 2019, pela criação do Festival Sem Barreiras.

PROFª FERNANDA PEIXOTO: Psicóloga, formada pela Universidade Federal do Paraná. Pós-graduada em Educação Inclusiva, Psicopedagogia Institucional pela Universidade Positivo e Gestão Escolar pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão. Experiência de mais de quinze anos na área da Educação, atuando como psicóloga e orientadora educacional. Atualmente é supervisora do SIAE – Setor de Integração e Acolhimento ao Estudante da Universidade Positivo.

JOSÉ CARLOS DO CARMO (KAL): Médico, graduado pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em medicina do trabalho e mestre em Saúde Pública pela USP. Auditor fiscal do trabalho, coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo.

PROFº  ME HELVÉCIO SIQUEIRA DE OLIVEIRA: Graduado em Pedagogia pela Universidade de Marília. Pós-graduação em Capacitação de docentes para identificação e atendimento a alunos com Altas Habilidades/Super dotados pela UFES-CNI-ABASHD. Especialização em Educação Especial pela UFMS. Atualmente é diretor de Centro de Formação Profissional da Escola SENAI Ítalo Bologna. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional de Pessoas com Deficiências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, inclusão, educação especial, cotidiano escolar e educação inclusiva.

PROFA. DRA. MÁRCIA DE BORBA CAMPOS: Professora no Centro Universitário CESUCA. Bacharel em Informática pela PUCRS, Mestre em Computação pela UFRGS e Doutora em Informática na Educação pela UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Orientação Acadêmica (NOA) e do Núcleo de Atendimentos a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do Cesuca. Possui experiência na docência na Educação Especial (Educação de Surdos). Possui experiência como líder de grupo de pesquisa em Informática na Educação e em Tecnologia Assistiva. Pós-Graduação em Informática na Educação (lato sensu) e em Educação Especial (lato sensu) ministrou disciplinas na área de Tecnologia Assistiva e Inclusão digital.

MARINALVA CRUZ: Diretora de Relações Governamentais e Empregabilidade na Turma do Jiló, Consultora em políticas para inclusão profissional de pessoas com deficiência e palestrante em feiras, fóruns, seminários e eventos, com foco na acessibilidade, diversidade e inclusão. Secretária Adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo, no período de janeiro de 2017 a março de 2021, docente do curso de Pedagogia da FEDUC – Faculdade do Educador (2021), do curso de Inclusão Escolar e Diversidade

MARTA GIL: Socióloga, graduada pela USP. Em 1989, foi selecionada Empreendedora Social pela Ashoka Empreendedores Sociais, pela autoria do projeto REINTEGRA – Rede de Informações Integradas sobre Deficiência, implantado na USP em 1990, em parceria com o Amankay, inaugurando uma área temática – Informação e Comunicação sobre Deficiências na USP e provavelmente no Brasil. É fundadora e atual Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas. Desde 1990, atua com Comunicação e Disseminação da Informação para a Inclusão de Pessoas com Deficiência sobre Trabalho e Educação.

PROFª. DRª. RAQUEL NOGUEIRA DE ARAÚJO NORONHA: Mestre pelo Programa Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Pós-Graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá. Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UDF. No UDF é professora das disciplinas Introdução ao Estudo do Direito, Direito Tributário e Trabalho de Conclusão de Curso, Presidente da Comissão de Acessibilidade.

PROFº ROMEU SASSAKI: Atuante na inclusão de pessoas com deficiência há 61 anos, como colocador de clientes, palestrante, escritor e professor de temas sobre PCD. Consultor de educação inclusiva na Secretaria de Educação em Goiás, Acre, Paraná e Minas Gerais.

PROFª DRA. WINDYZ FERREIRA: PhD (Educação), Master in Science (Pesquisa Educacional) ambas pela University of Manchester (Inglaterra). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Psicodrama Pedagógico), Especialização em Psicodrama Pedagógico (Oficina Maria Alícia Romaa (SP). Graduação em Fonoaudiologia (PUC-Campinas) e Pedagogia (ASMEC-SP). É Consultora da UNESCO (Paris, OREALC) na área de Educação Inclusiva desde 1997, sendo colaboradora na elaboração de inúmeros documentos.

###

Sobre a Unicid – Fundada em 1972, a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid é referência na formação de profissionais da área da saúde, com cursos tradicionais e pioneiros na região como Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Medicina. Além disso, reúne cursos respeitados em diversas áreas do conhecimento, com alunos na graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, presenciais e a distância, cursos de extensão e programas de parcerias no Brasil e no exterior. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unicid.edu.br 

Sobre a Universidade Cruzeiro do Sul – Há quase 50 anos atuando no ensino superior, a Universidade Cruzeiro do Sul possui alunos distribuídos em cursos de Graduação, Pós-graduação lato e stricto sensu, a distância e presencial, nos campi Anália Franco, Liberdade, São Miguel, Paulista, Santo Amaro, Guarulhos e Villa Lobos. É reconhecida por sua forte atuação na área social e pelo destaque em vários indicadores oficiais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.cruzeirodosul.edu.br 


Compartilhe