O município de Barcelos, localizado a 405 quilômetros de distância da capital amazonense, completou 263 anos de fundação, e para comemorar a data, a deputada estadual Joana Darc (PL) anunciou, junto à vereadora Raycka Lacerda (PSC), uma conquista que vai beneficiar aproximadamente mil moradores do Distrito de Moura, localizado a 145 km de distância, via fluvial, da sede de Barcelos.

A parlamentar viabilizou, junto a vereadora Raycka e as lideranças municipais Radinho e Jander Loiola, a construção de um poço artesiano pelo Governo do Estado, em Moura, para fornecer água potável e contribuir com a saúde dos habitantes locais.

Desde o ano passado, os representantes de Barcelos e a deputada Joana Darc estão articulando a perfuração do poço artesiano de Moura, e hoje, no aniversário da cidade, a autorização do início da obra, veio como um presente aos moradores.  Em reunião com o governador Wilson Lima (PSC), Joana e Raycka receberam a notícia que marca uma conquista histórica ao local que não possui água potável.

“É um absurdo que em pleno 2021 ainda não tenha lugares que não tem saneamento básico. Quando a vereadora Raycka me falou dessa solicitação, vim pessoalmente, encaminhar ao governador a construção do poço. Barcelos tem um carinho especial no meu mandato e na minha vida. É a terra da minha família, lugar que possuo laços muito fortes. Conheço bem a realidade daquele local e coloco o meu mandato à disposição da população barcelense para que as necessidades sejam reivindicadas no parlamento e possamos ter um município mais desenvolvido.”, destacou Joana.

O Distrito de Moura possui uma formação geológica constituída por rochas, com exploração de pedra brita, enviada para todo o país. Essa formação geológica dificulta a perfuração de poços artesianos, desta forma, não houve interesse em admirações anteriores em realizar tal perfuração para levar água potável as famílias resistentes em Moura.

“Com o apoio da deputada Joana Darc, o governador nos garantiu mais essa vitória para Moura. Essa é uma das formas que tenho para presentear todos os dias a minha cidade”, pontuou Raycka.

Hoje, o abastecimento de água às famílias é por uma bomba d’água que leva a água do Rio Negro para as residências, sem nenhum tratamento.

Outras ações

No início da pandemia, a deputada solicitou ao poder executivo do município a imediata distribuição de álcool em gel de forma gratuita para a população e incentivou a formação de parcerias com cooperativas e associações de costureiras para a confecção e distribuição de máscaras de tecido para as pessoas do grupo de risco. Além disso, Joana também cobrou medidas imediatas de combate e prevenção contra o Covid-19, além de suporte para as comunidades ribeirinhas e indígenas nesse momento atípico.

A deputada ainda solicitou apoio da Guarda Municipal de Barcelos nas filas de agências bancárias e loterias para coibir furtos e evitar aglomerações. A parlamentar, conhecida por sua atuação em prol da causa animal, também exigiu informações acerca das políticas adotadas para o bem-estar animal e no controle de zoonoses.

“Quando a gente cuida da saúde animal isso acaba refletindo na qualidade de vida das comunidades e ainda beneficia o meio ambiente e o ecossistema como um todo.”, justificou Joana Darc.

Barcelos é a segunda maior cidade em extensão territorial do Brasil, e foi a primeira capital da província do Amazonas. O município com quase 30 mil habitantes é conhecido pela pesca sustentável, que fortalece grande parte da economia da região.

Artigo anteriorJuiz manda YouTube republicar vídeos de canal conservador excluídos
Próximo artigoProfessora da Prefeitura de Manaus lança livro sobre Transtorno do Espectro Autista