Os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Alem) estão reforçando, junto à população, a importância da vacinação contra a Covid-19 e, em especial, a necessidade de se completar o ciclo vacinal. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) apenas na última quarta-feira (12), o Amazonas registrou 1.659 novos casos de Covid-19, sendo o maior número de registros em apenas um dia desde o dia 30 de março de 2021.

Mesmo com as Sessões Plenárias suspensas devido ao recesso parlamentar, os deputados têm se empenhado em ajudar a população a enfrentar a nova onda de alta de casos da doença no Estado; e tem usado suas redes sociais e outros meios de comunicação para reforçar a necessidade de buscar o imunizante.

“Sabemos que para quem completou seu ciclo vacinal a possibilidade de evolução para um quadro mais grave é muito difícil”, destacou o presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV), em recente entrevista. O presidente tem acompanhado junto ao Governo Estadual as medidas tomadas para conter a propagação da Covid-19 e destaca o reforço nos protocolos de biossegurança e vacinação. “Mais do que nunca é importante que todos tomem as duas doses da vacina, e, quem já puder, tome a dose de reforço também”, convoca o presidente da Casa Legislativa.

Os deputados Dr. Gomes (PSC) e Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas), que são médicos, também têm usado as redes sociais para estimular os amazonenses a buscarem a vacina. Dr. Gomes compartilhou com seus seguidores foto recebendo a terceira dose do imunizante, e destacando que, apesar do grande número de infectados, o registro de óbitos está mínimo. Já a deputada Mayara Pinheiro informa sobre os diferentes tipos de teste para detecção da doença e sobre locais de postos de vacinação para os amazonenses.

O deputado Sinésio Campos (PT) divulgou seu apoio à vacinação e postou fotos do momento que recebeu sua dose de reforço.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), até esta quinta-feira (13), 126.839 pessoas ainda não haviam recebido nem a primeira dose da vacina, e 238.555 não voltaram para completar o esquema vacinal com a segunda dose. Quando olhamos para os números estaduais, é verificado que 600.741 amazonenses não tomaram a primeira dose e 663.329 não tem a segunda dose.

Buscando motivar a população, os deputados Abdala Fraxe (Podemos), Belarmino Lins (Progressistas), Carlinhos Bessa (PV), Fausto Jr. (MDB), Tony Medeiros (PSD), Nejmi Aziz (PSD) e Therezinha Ruiz (PSDB) estão massificando as informações sobre os postos de vacinação, inclusive os localizados em grandes supermercados de Manaus, cuja campanha de vacinação começa nesta quinta-feira (13), no horário das 9h às 20h.

O deputado Saullo Vianna (PTB) usou suas redes sociais para divulgar também o Centro Municipal de Testagem para Covid-19, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). O local iniciou atendimento no dia 12 de janeiro, no Studio 5 Centro de Convenções, na Zona Sul da capital, e irá oferecer, gratuitamente, teste rápido de antígeno de segunda a sábado, no período de 9h as 21h.

A relevância do imunizante é ressaltada ainda pelo deputado Serafim Corrêa (PSB), que tem divulgado anotações do médico sanitarista Daniel Soranz, atual secretário municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Segundo Soranz, a taxa de mortalidade por Covid-19 em idosos não vacinados é de 19,5/100.000, porém esse índice cai para 1,3/100.00 no grupo de vacinados com dose de reforço. Dentre a população com idade de 12 a 59 anos, com esquema vacinal completo, não foram registrados óbitos pela doença. Esses números foram registrados entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. “Isso mostra a importância da vacina, e que esta é uma das mais importantes aliadas para que possamos vencer essa pandemia”, afirma Corrêa.

Artigo anteriorGovernador Wilson Lima decreta luto oficial pela morte do poeta Thiago de Mello
Próximo artigoManaus vive explosão de Covid um ano após colapso do sistema de saúde, diz a Folha de São Paulo