Um casarão histórico do século 18 desabou após um deslizamento de terra em Ouro Preto, Minas Gerais. A área estava isolada e ninguém se feriu.

O acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (13/1). Segundo a Defesa Civil, o solo estava encharcado por causa das chuvas dos últimos dias. Ao menos três imóveis foram atingidos.

Veja o momento que o casarão desabou:

O casarão pertence à Prefeitura de Ouro Preto e estava interditado desde 2012, por estar numa área de encosta de alto risco. O prédio histórico ficava no Morro da Forca, localizado no centro histórico da cidade.

“Peço as pessoas que não transitem pelo local. Há uma movimentação de massa. Já acionamos o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e um geólogo para fazer a avaliação”, alertou minutos antes o coordenador da Defesa Civil de Ouro Preto, Neri Moutinho.

Denúncias de moradores já indicavam o deslocamento de terra no entorno do local. Uma equipe da Defesa Civil monitorava a área no momento do acidente.

“Os bombeiros foram acionados por volta de 08h30min para fazer a vistoria do local. Nesse tempo, devido aos problemas estruturais encontrado, toda a área foi evacuada. Um pouco mais tarde, por volta de 9h10min, houve o colapso”, destacou o Corpo de Bombeiros, em nota.

O Morro da Forca ganhou esse nome nos séculos 18 e 19 por se o local onde pessoas escravizadas eram enforcadas.

Riscos

Segundo o Corpo de Bombeiros, o talude da região ainda apresenta instabilidade. Se houver outro desmoronamento, há possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos.

Ouro Preto está entre os municípios mais de 300 municípios mineiros em situação de emergência por causa dos temporais das últimas semanas.

Patrimônio mundial

Patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 1980, Ouro Preto é uma cidade icônica do ciclo do ouro na época do império.

O município foi fundado em 1711, por meio da fusão de diversos arraiais. A cidade é conhecida pelas igrejas ornamentadas com o metal valioso e os casarões centenários. (Metrópoles)

#Brasil #DeslizamentodeTerra #OuroPreto #MinasGerais #Risco #SituaçãodeEmergência

Artigo anterior“Não faltará vacina contra Covid para crianças”, garante Queiroga
Próximo artigoNa AM-010, Polícia Militar apreende carga de carvão vegetal de procedência ilegal