Olá pais pets, tudo bem com vocês? Em nosso assunto de hoje falaremos sobre castração, esse é o método mais eficaz para se ter um controle, na população de cães e gatos, principalmente, aqueles que estão nas ruas e que acabam tendo filhotes e mais filhotes, levando em conta o número elevado de filhotinhos que podem chegar a nascer em apenas uma gestação e que dificilmente conseguirão sair das ruas para serem adotados, causando assim ruas cada vez mais cheias de bichinhos abandonados.

Continua sendo comum que os pais pets usem alguma vacina anticio, como forma de prevenir que as gatas ou cadelas ovulem e fiquem prenhas, no entanto, esse método anticoncepcional é como se fosse uma bomba de hormônios podendo causar infecção grave no útero, câncer de mama, etc…

O que pode ocorrer também com o uso dessa vacina é, por exemplo, o pai ou mãe pet não perceber, que sua gata já está prenha e realizar a aplicar do remédio, provocando assim a morte dos fetos, entretanto com isso, a vida da gata ou cadela pode entra em risco, já que os fetos estão dentro dela, porem mortos, e a sua gata ou cadela deverá ser levada com urgência ao veterinário para realizar um procedimento cirúrgico para retirada muitas das vezes.

Um dos grandes benefícios de realizar a castração é que reduz o risco de doenças relacionadas aos hormônios sexuais. Pesquisas comprovam que tanto as gatas, quanto cadelas que foram castradas tem um menor índice de terem câncer de mama, quando comparadas as fêmeas que não foram castradas.

Já os machos castrados, tem menos chances de acabarem fugindo de casa, ao procurar a “namorada” na rua, reduz também a probabilidade que ele resolva entrar numa briga com outro macho, diminui possíveis problemas na próstata e evita que tenha câncer nos testículos, tanto cães quanto gatos machos não terão mais tanta necessidade de ficar marcando o território com a urina e esses são apenas alguns dos benefícios da castração para seu companheiro canino ou felino.

Além de trazer benefícios para nossos animais, estaremos ajudando também a sociedade com a redução de ninhadas indesejadas, que tem seu destino mais frequente encontrado nas ruas, ou em uma situação de maus-tratos e só observar a quantidade de animais sozinhos nas ruas sem casa, comida ou água para sobreviverem.

 

Quer saber mais dicas e só acessar nosso instagram e ficar ligado @vemvetam 

Andressa Adrielly Alves Figueiredo
Médica Veterinária CRMV 0835-AM
Fundadora da empresa Vem Vet – Atendimento Veterinário Domiciliar @vemvetam 
Artigo anteriorProcura por crédito sobe pelo terceiro mês seguido, diz Serasa
Próximo artigoDecretos em prevenção à Covid-19 são prorrogados até 30 de setembro, em Manaus